Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de maio de 2011

ONDE ELE ESTÁ? - Parte 3 de 3

            Ora, se o reino de Deus está dentro de nós; se somos o santuário do Espírito Santo, o santuário do Deus vivo, onde Cristo pode ser encontrado? A resposta é: Dentro de nós, entre os que estão vivos, não entre os que estão mortos. Como se pode saber quem está vivo ou morto? ROMANOS 8: 9-B - "Quem não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele"; JOÃO 3: 3 e 5 - "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito". Quando alguém nasce de novo passa a enxergar o Reino de Deus, que é um reino espiritual, mediante a ação do Espírito Santo. Cristo passa a ser a vida do regenerado, porque o Espírito de Cristo foi nele implatado; fez dele habitação, morada, santuário. Então, é possível saber se alguém vive a partir do seu testemunho. Você já nasceu de novo? Então você já está "morto para o pecado e vivo para Deus em Cristo Jesus", conforme lemos em ROMANOS 6:11.
             Se Cristo é a vida, só posso dizer que estou vivo se Ele habitar em mim. Como ele passa a habitar em uma pessoa? Mediante a vivificação pela Palavra e pelo Espírito Santo, que nada mais é do que a regeneração, o novo nascimento. JOÃO 3:6 - "O que nasce da carne é carne; o que nasce do Espírito é espírito". Para termos vida precisamos nascer do Espírito; não basta nascer da carne. Não basta nascer uma vez, é preciso nascer de novo, nascer do Alto, nascer de Deus (expressões correlatas). Como pode Cristo ser encontrado entre os que estão vivos nele? Mediante a manifestação da Palavra de Deus. O regenerado, aquele que está vivo em Cristo, alimenta-se da Palavra de Deus, que é o próprio Cristo: JOÃO 6:53 - "Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos". Assim, só temos vida porque o Espírito de Cristo habita em nós e, assim, passamos a nos alimentar de Cristo. Cristo é a nossa vida. Ele é o nosso sustento.
             Alguém poderá indagar: O que significa comer a carne e beber o sangue? Sem dúvida, tratam-se dos dois aspectos da alimentação: Comida e Bebida. A alimentação é fundamental para a manutenção da vida. Portanto, só podemos viver porque nos alimentamos de Cristo, o qual é a nossa vida. "Comer a carne" significa vir a Cristo; "beber o sangue" significa crer em Cristo: "Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede" (João 6:35). É mister considerar que nós não vamos a Cristo por conta própria, mas o Pai nos atrai a Ele, mediante a obra de fé. Confira-se os textos a seguir: JOÃO 6: 29; 44; 45; 63 a 65. É preciso crer que Cristo nos atraiu em seu corpo, fazendo-nos participantes da sua morte e da sua ressurreição, conforme declara a Palavra nos textos a seguir: JOÃO 12: 32 e 33; II CORÍNTIOS 5: 14 e 15; COLOSSENSES 3: 1 a 3; EFÉSIOS 2: 4 a 7. Deus nos atrai a Cristo, operando em nós a vivificação e outorgando-nos a fé para crermos em nossa morte e ressurreição com Cristo.

CONCLUSÃO

            Não procure Cristo entre os mortos. Se procurá-lo entre os vivos, notará que só poderá achá-lo na Palavra, que é o próprio alimento dos vivos, e pela ação da mesma graça e misericórdia que os alcançaram. Note que o Cristo que habita na nova criatura é a própria Palavra de Deus, conforme lemos em JOÃO 1: 1, 10 e 14. Assim, não o busque em religiões, denominações, igrejas ou grupos de pessoas, mas procure-o na Palavra, que é Cristo e, por conseguinte, manifesta Ele mesmo. SINVAL TEÓFILO foi feliz ao pontuar: "Entre Jesus e a Palavra, há perfeita harmonia e identificação. Ambos procederam do Pai: Cristo, como o eterno Verbo encarnado; e a Escritura, como o eterno Verbo falado e escrito. Cristo identificou-se com a Verdade e a Verdade ajustou-se a Ele. Está impresso nas Escrituras a marca da eternidade, imutabilidade, infalibilidade e suficiência de Cristo, no que concerne à Redenção do pecador e a reconciliação universal com Deus. Todo aquele que reconhece o senhorio absoluto do Senhor Jesus, fundamenta a sua fé e obediência na Sua Palavra".

            NORMAN DOUTY, por sua vez, aconselha:

"Simplesmente olhe para Ele através da Palavra. Abra a Palavra com um só propósito que é o de encontrar o Senhor. Não para abarrotar a sua mente de coisas a respeito da Palavra santa, mas abra-a para encontrar-se com o Senhor. Que ela seja um meio, não de educação bíblica, mas de comunhão com Cristo. Olhe para o Senhor".

                        Que possamos continuar firmes, crendo e nos alimentando dessa Palavra, a qual revela Cristo, a qual se confunde com o próprio Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!