Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ONDE ELE ESTÁ? - Parte 2 de 3


NEM AQUI, NEM ALI, MAS NA PALAVRA

            Se é verdade que há muitos "mortos" procurando por Cristo, em nossos dias, não é menos verdade que muitos estão correndo para os templos das igrejas em busca de muitas coisas, menos de Cristo. Dentre essas, destacamos sinais (línguas estranhas, sopro do espírito, dente de ouro); curas (das enfermidades da alma e das doenças do corpo); libertação (dos demônios reais e imaginários); prosperidade material; prosperidade nos relacionamentos (há uma igreja em Brasília que promove toda semana um culto para a prosperidade dos homens e outro para a fertilidade das mulheres - fertilidade não apenas no aspecto biológico, mas também sentimental, emocional, relacional); marido/esposa; namorado/namorada; amizades; convívio social; entretenimento para a alma; divertimento para o corpo e relaxamento para a mente (Pasmem! há muitas igrejas promovendo danças, boites, esporte e lazer durante os cultos e programações de jovens, a exemplo de skate e escalada na parede dentro do templo. Sou testemunha ocular dessas peripécias).
             Por outro lado, dentre aqueles que estão em busca do Cristo, da verdade, de um sentido para as suas vidas, muitos sabem que só podem ir a Deus por intermédio do Filho. Todavia, não conseguem encontrar o Filho, ou o Cristo que procuram. Isto porque "aquele que vive" não pode ser achado entre os mortos. Há muitas pessoas procurando por Cristo em coisas, pessoas e lugares nos quais não se detectam sinais de vida. Vivemos aquele tempo profetizado por Jesus em MARCOS 13:22 - "Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos". Aqui fica claro que os eleitos não podem ser enganados. Se há algum eleito de Deus sendo enganado é porque ele ainda não recebeu o "chamado do alto". Tão logo a redenção subjetiva seja uma realidade, quando ele for regenerado, quando Cristo for revelado nessa pessoa (a eleição é em Cristo), as escamas dos seus olhos cairão e tal pessoa passará a enxergar, como aquele cego de nascença descrito em JOÃO 9, sendo capaz de discernir onde Cristo está e onde Ele não está.
             Falsos profetas e falsos cristos têm proliferado por toda parte. Nos arraiais cristãos (católicos, evangélicos, ortodoxos...) e fora deles. Surge, de quando em vez, algum maluco dizendo ser ele próprio o Cristo, o que seria mais trágico se não fosse cumprimento de profecia. Em MARCOS 13:21 lemos: "Se alguém lhes disser: "Vejam, aqui está o Cristo". Ou "Vejam, ali está ele" não acrediteis". É muito comum encontrarmos placas, até outdoors, em frente aos templos sugerindo não apenas a presença de Cristo, mas de uma vida que muitas vezes não existe: "A PAZ TEM NOME: JESUS. VENHA CONHECÊ-LO"; "VENHA FAZER PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS CONOSCO"; "UMA IGREJA VIVA PARA O DEUS VIVO" são expressões usadas para indicar a presença de Cristo, de vida, nas comunidades ditas evangélicas. O incauto, o desavisado, fica confuso: "Se Cristo Jesus é um só" - pergunta ele - "como ele pode estar em religiões tão diferentes, e em denominações da mesma religião tão inimigas umas das outras?".
             É preciso esclarecer (e as igrejas de um modo geral omitem, por ignorância ou por má-fé) que Cristo não está confinado em religiões, denominações ou templos religiosos. A igreja na qual certamente Cristo está é a igreja dele mesmo, o seu corpo, a sua noiva. Tal igreja não está limitada nem no tempo, nem no espaço, conquanto esteja sendo redimida na história do tempo e no tempo da história. Ela é, por assim dizer, universal e atemporal - ATOS 17: 24 e 25: "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra, e NÃO HABITA EM SANTUÁRIOS FEITOS POR MÃOS HUMANAS. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o folego e as demais coisas" (destacamos); I CORÍNTIOS 3:16 e 17 - "Vocês não sabem que são santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vocês?". Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado"; I CORÍNTIOS 6: 19 e 20 - "Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo"; II CORÍNTIOS 6:16 - "Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: 'Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus e eles serão o meu povo". A Palavra santuário nesses textos tem o sentido de habitação (naió, "habitar", derivada de naos). LUCAS 17: 20 e 21 - "Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem de modo visível, nem se dirá: 'Aqui está ele, ou 'Lá está'; porque o reino de Deus está entre vocês".
__________
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!