Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A GLÓRIA DA SANTIFICAÇÃO - Parte 3 de 4

            ANDREW MURRAY comenta: "Um conhecimento superficial dos planos de Deus leva ao pensamento de que, sendo a justificação obra de Deus por meio da fé em Cristo, a santificação (crescimento) é obra nossa, a ser executada sob a influência da gratidão que sentimos pela libertação que experimentamos, e com a ajuda do Espírito Santo. Mas o cristão mais sincero logo descobre como a gratidão é fraca para fornecer o poder. Quando pensa que mais oração vai resolver, descobre que, ainda que seja indispensável, a oração não é suficiente. Muitas vezes o crente luta desesperadamente durante anos, até que ouve o ensino do Espírito, que glorifica Cristo novamente e O revela como nossa santificação, a ser apropriada somente pela fé". 

DELE

            A santificação é obra de Deus, e para que não reste dúvida, verificaremos outros textos da Palavra: "Disse ainda o Senhor a Moisés: "Diga aos israelitas que guardem os meus sábados. Isso será um sinal entre mim e vocês, geração após geração, a fim de que saibam que eu sou o Senhor, que os santifica" (Êxodo 31: 12 e 13); "Obedeçam aos meus decretos e pratiquem-nos. Eu sou o Senhor que os santifica" (Levítico 20:8); "Vocês serão santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo, e os separei dentre os povos para serem meus" (Levítico 20:26); "Ele é o Deus que me reveste de força e torna perfeito o meu caminho" (Salmos 18:32); "Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fiel, e fará isso" (I Tessalonicenses 5: 23 e 24) (todos os grifos nossos).

POR ELE

            A nossa santificação decorre do caráter santo de Deus. Ele quer nos tornar santos, porque só assim poderemos conviver com a Sua santidade. Como já dissemos, a vida de Cristo em nós é que nos torna santos. Cristo é o "verbo de Deus". Ele é a própria verdade através da qual somos santificados: "Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revertir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade" (Efésios 4: 22 a 24). Na oração sacerdotal, Jesus ora pelos discípulos: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (João 17:17). E, ainda: "Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade" (João 17:19). O autor da carta aos Hebreus declara: "Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos" (Hebreus 2:11); "Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas" (Hebreus 10:10); "Porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados" (Hebreus 10:14) (os grifos não constam no original).
            Vemos que é através da Palavra que estão sendo santificados os que Cristo já aperfeiçoou por Seu sacrifício. Quando diz "fomos santificados", o autor alude à separação, à morte do pecado (e da morte) na morte de Cristo. Isso é um fato do passado, de efeitos eternos, que se manifesta mediante a fé que nos é dada continuamente. Entretanto, quanto mais mergulharmos na Palavra de Deus, quanto mais a verdade operar em nossas vidas, mais santo seremos, pois a Palavra é a água que promove o lavar regenerador e santificador.
____________
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!