Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de maio de 2011

ONDE ELE ESTÁ? - Parte 1 de 3


("Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: "Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive?"" (Lucas 24:5)



INTRODUÇÃO 


            As boas novas de que Cristo ressuscitara foram anunciadas às primeiras visitantes de seu túmulo, a saber: Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Os anunciadores foram anjos, mensageiros dos céus, cujas roupas "brilhavam como a luz do sol". Na manhã do primeiro dia da semana tudo era luz. A Luz que estava no mundo brilhava, e brilharia ainda mais. A viva esperança haveria de pulsar, viver para sempre no coração do povo de Deus, pois Cristo ressuscitara. O autor da vida não poderia ser retido pela morte. A promessa do Messias teve seu cumprimento na obra acabada do Cristo, que mais tarde ascenderia (como de fato ascendeu) aos céus, dando início ao ministério do Espírito Santo. Perto estava de se cumprir em nós o que Jesus prometera: "Porque eu vivo, vocês viverão" (João 14:19).
            Nesse pensar, podemos entender quão abrangente pode ter sido a pergunta dos anjos contida na passagem bíblica em epígrafe. Trata-se, ao nosso ver, de uma indagação que não se limita às circunstâncias em que foi feita, mas se projeta para uma realidade espiritual eterna. É uma pergunta profunda, séria (conquanto adornada de felicidade pela realidade que encerra), intrigante, revolucionária. Trazendo para nossos dias, cumpre-nos indagar: por que tantas pessoas estão em busca dAquele que vive entre os mortos? Por que tantos buscam a Cristo em meio a tantos impostores, falsos mestres, profetas enganadores, púlpitos enganosos, curandeiros, sabotadores e adulteradores da Palavra de Deus? Como se pode pretender encontrar vida em um "cemitério espiritual"? Há incontáveis igrejas modernas que mais parecem o "vale dos ossos secos" da visão do Profeta Ezequiel: uma multidão de "ossos" sem vida, sem expressão, sem afeição, sem fé, sem o futuro que dizem ter. Se Deus não usar de misericórdia, e não regenerá-los, esses ossos jamais poderão viver.

MORTOS QUE ENTERRAM MORTOS

            Não podemos nos impressionar com a rotina dos "mortos que enterram mortos", nem nos embaraçar com ela. Somos chamados para seguir a Cristo Jesus. Ele é a porta pela qual entramos, e o caminho que hoje trilhamos; a verdade da qual não nos afastamos; a comida que nos alimenta; a vida pela qual nos movemos, e respiramos, e existimos; o jugo que compartilhamos; o fardo que carregamos. Nele encontramos descanso para as nossas almas. Ele é o único e verdadeiro alívio para os que estão cansados e sobrecarregados de si mesmos.
            Todos aqueles que pertencem a Cristo foram vivificados pelo Seu Santo Espírito. Quem tem o Espírito de Cristo a Ele pertence. Quem não tem o Espírito permanece morto (no aspecto espiritual), separado da glória do Pai, alheio à Sua vontade e propósito. Estes são aqueles de quem Jesus testificou: "Onde houver um cadáver, ali se ajuntarão os abutres" (Lucas 17:37). Que tristeza é ver tantos cadáveres ambulantes em busca de solução para os problemas mais ordinários e mesquinhos à parte da graça de Deus!. Pior ainda é ver tantos "abutres" se alimentando da ignorância, da miséria, da pretensa piedade e do efêmero contentamento alheio. Todos esses, os que enganam e os que são enganados, serão deixados para trás quando Cristo vier buscar Sua igreja, por não possuirem o azeite em suas lâmpadas, o "selo do Espírito". 
__________
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!