Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A CONFORMIDADE DA IMAGEM: UM PROPÓSITO ETERNO - Parte 6


            A revelação desse propósito nos descortina uma realidade surpreendente. Conquanto a redenção do pecador seja necessária e tenha o seu valor, ela não é o aspecto principal da obra de Deus em relação ao homem, pois antes de Adão ser formado, mesmo no momento em que pronunciou o "Façamos", Deus tinha por objetivo a constituição de uma família para Si, que de qualquer maneira teria Cristo como primogênito, e irmãos dEste, conformados à Sua imagem, refletindo a Sua semelhança. FROMKE comenta: "Antes da redenção ter-se tornado necessária, o Pai tinha um propósito original o qual não necessitava da redenção para a sua realização. No entanto, apesar da redenção ser preciosa e maravilhosa para a humanidade caída e desviada, ela não passa de uma fase do grandioso plano de Deus. Deus não havia planejado que o homem pecasse para que Ele pudesse usar a redenção como um glorioso meio de demonstrar a Sua graça. O propósito de Deus no chamamento é muito maior" (p. 39/40).  Que interessante explicação sobre esse propósito nos dá o autor: "Se você tivesse um filho no qual encontrasse prazer inexplicável, não seria normal que, como pai, você desejasse ter mais filhos? É exatamente isso o que aconteceu com o Pai eterno, o qual, por natureza e escolha, desejou e propôs-se a ter uma grande família de filhos humano-divinos que são exatamente como Seu Filho Unigênito" (p. 61).
            Concluímos, pois, que o propósito eterno de Deus, revelado no Gênesis através da ordem dada pela Trindade a Ela mesma, antes da formação do primeiro exemplar da raça humana, tem seu cumprimento em Cristo, não em Adão. Conforme veremos, não é possível partilhar da natureza Divina, da imagem e semelhança de Deus, sem a cruz, sem a identificação com Cristo em Sua morte, sepultamento e ressurreição. Esse foi o processo usado por Deus para fazer o vaso novo (em substituição ao vaso quebrado), que é moldado de acordo com a Sua vontade. Esse é, também, o mistério do Evangelho que nos foi revelado, que traz à lume o modus operandi de Deus na execução do Seu projeto para o homem, que nenhum ser ou acontecimento no Universo poderá frustrar.
_________________//________________

Um comentário:

  1. Meu estimado, os seus artigos são a essência da doutrina verdadeira do evangelho de Cristo. Pudera o mundo conhecer esta mesma verdade, entretanto, só a conhe e a conhecerá os que foram conhecidos de antemão, predestinados, chamados, justificados e glorificados em Cristo.
    Alleluyah.

    ResponderExcluir

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!