Total de visualizações de página

domingo, 27 de janeiro de 2013

A CONFORMIDADE DA IMAGEM: UM PROPÓSITO ETERNO - Parte 5

            Cristo (não Adão) é a imagem do Deus invisível, o resplendor de Sua glória, e a expressa imagem de Sua pessoa. O propósito de Deus, desde os tempos eternos, é fazer convergir todas as coisas para Cristo: "Pois nos elegeu nele (isto é, em Cristo) antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito da sua vontade, para louvor e glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. Nele temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que ele derramou profundamente sobre nós em toda sabedoria e entendimento. E desvendou-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra" (Efésios 1: 4 a 10 - comentário entre parêntesis de iniciativa nossa).
            Todas as coisas que se encontram nos céus e na terra devem convergir para Cristo. Esse é o propósito eterno de Deus. O homem deve convergir para Cristo, como as demais coisas. Adão foi apenas feitura de Deus, pois não foi propriamente parte da criação, desde que Deus cria e sustenta todas as coisas pelo poder de Sua Palavra. No Gênesis, não houve manifestação dessa Palavra no processo de formação de Adão. Cristo, como Palavra, como Verbo de Deus, estava exatamente no núcleo do conselho Divino: "Façamos". Somente quando o homem é gerado pelo Poder da Palavra de Deus, isto é, em Cristo, ele recebe a imagem e semelhança de Deus.
            O supremo propósito de Deus em relação ao homem é ter filhos. Não meras feituras de Suas mãos, mas filhos de adoção por Jesus Cristo. Ele gera filhos pelo poder de Sua Palavra e de Seu Espírito. Por isso, uma vez que em Adão só podem ser gerados pecadores, em Cristo Deus chama a Sua descendência, tendo em vista a constituição de uma família onde Seu Filho Unigênito passa a ser o primogênito entre muitos irmãos: "Pois os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" (Romanos 8:29). Há um grupo de homens que Deus conheceu de antemão, antes da fundação do mundo, aos quais predestinou para serem conformados à imagem de Seu Filho Jesus Cristo. Só através dessa conformação é que podemos nos considerar participantes da natureza e do propósito Divino.
__________
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!