Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A CONFORMIDADE DA CRUZ: UMA QUESTÃO DE NATUREZA - Serviço (Parte 1)


            A natureza da cruz é serviço. Tendo sido achado na forma de homem, Jesus Cristo esvaziou-se ainda mais, e assumiu a condição de servo, sendo, sem sombra de dúvidas, Aquele que mais serviços prestou à humanidade, tanto por Sua vida quanto por Sua morte, a qual se tornou não um mero fato histórico, mas o início da experiência cristã, uma vez que foi acompanhada de Sua ressurreição. Alguém já disse que, desde que houve ressurreição não existe caso sem solução. Mas, antes de morrer e ressuscitar, Jesus esteve entre os homens pecadores na forma de homem, porém sem pecado, tendo servido a todos os que dEle precisavam.
            Não temos condições, até por desconhecimento, de listar todos os feitos do Senhor Jesus, durante o Seu ministério terreno, pois nem os discípulos que conviveram com Ele tão de perto ousaram fazê-lo. Convém lembrar, todavia, algumas das coisas que Ele realizou quando por aqui passou: Expulsou demônios; curou doentes; restaurou a vista aos cegos; fez paralítico andar; ressuscitou mortos; alimentou multidões multiplicando pães e peixes; acalmou a fúria do mar e do vento; ensinou aos discípulos e ao povo; pregou a verdade a tempo e fora de tempo;  intercedeu pelos eleitos de Deus. João conclui o seu relato do Evangelho dizendo: "Jesus fez muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que seriam escritos" (João 21:25).
            Cristo não veio ao mundo para servir-Se de seus reinos, riquezas, glória ou poder. Ele não veio aqui para implementar nenhum sistema econômico, político ou religioso, nem muito menos para ser servido por nenhum desses sistemas que aqui encontrou. Seu ensino e suas atitudes demonstraram que a lógica da cruz é totalmente contrária à lógica dos sistemas do mundo e à própria lógica humana. Na lógica Divina, o maior é o menor, e o menor é o maior. Na hierarquia da cruz, a grandeza não é característica de quem tem a pretensão de ser grande, mas de quem não tem outra pretensão, a não ser a de servir: "Sabeis que os que são considerados governadores dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes exercem autoridade sobre eles. Entre vós não será assim. Antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será o que vos sirva, e quem entre vós quiser ser o primeiro será servo de todos. Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Marcos 10: 42 a 45).
            De todas as coisas que Jesus Cristo fez, aquela que melhor traduziu a natureza de serviço da cruz restou assim relatada: "Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima, e tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois colocou água numa bacia, e começou a lavar os pés dos seus discípulos, e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu vais lavar os meus pés? Respondeu Jesus: O que eu faço não o sabes agora, mas o compreenderás depois. Disse Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo" (João 13: 3 a 8). Esse interessante episódio foi concluído da seguinte maneira: "Tendo terminado de lavar os pés dos discípulos, Jesus retomou as suas vestes, voltou para a mesa, e perguntou: Entendeis o que eu fiz? Vós me chamais de Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros. Eu vos dei o exemplo, para que façais o que eu fiz. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Agora que sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. Não falo de todos vós; eu conheço os que escolhi. Mas isto é para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar. Digo-vos isto agora, antes que aconteça, para que quando acontecer acrediteis que eu sou. Em verdade, em verdade vos digo: Todo aquele que receber o que eu enviar, a mim me recebe; e aquele que me receber, recebe aquele que me enviou" (João 13: 12 a 20).
__________
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!