Adão
foi o primeiro exemplar, o cabeça de uma raça, que ainda não havia passado por
todo o processo de imagem e semelhança de Deus antes de pecar. Depois que
pecou, seu espírito ficou separado de Deus, e a sua alma passou a atentar
apenas para os desejos e necessidades do corpo. Alma e corpo no pecado
constituem aquilo que as Escrituras chamam de "carne". Adão foi feito
alma vivente. Seus descendentes, que foram gerados após a queda, eram carne
mortal, porquanto herdeiros da imagem e semelhança de um ser pecador, morto
espiritualmente, caído e totalmente depravado: "Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança,
conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete" (Gênesis 5:3). Em Sete foi contada a descendência de Adão.
Deus resolvera fazer o homem à Sua imagem, conforme a Sua semelhança. Adão, em
pecado, gera filhos à sua semelhança, conforme a sua imagem. Vale dizer, filhos
com a mesma constituição física e espiritual do ser gerador, a saber: espírito
morto, alma enferma, e corpo doente e mortal, conseqüência da natureza
pecaminosa geneticamente transmitida. Aquele que foi inicialmente feito alma vivente, agora é
conhecido e tratado como carne: "Não
contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne"
(Gênesis 6:3).
Se
o propósito de Deus era formar o homem à Sua imagem, conforme a Sua semelhança,
e tal desiderato não havia sido alcançado em Adão, como Deus implementaria o
Seu projeto? A resposta é: Em Cristo! O primeiro Adão, que foi feito alma
vivente, era apenas a imagem imperfeita do Criador, pois sequer participara de
Sua natureza, portanto não poderia refletir a Sua semelhança. O último Adão,
Cristo, é Espírito vivificante, e expressa a imagem perfeita de Deus. Cristo é
a expressão exata de Deus, em quem habita toda a plenitude da Divindade: "Ele é a imagem do Deus invisível, o
primogênito de toda a criação. Pois nele foram criadas todas as coisas que há
nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações,
sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Ele é
antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça
do corpo, a igreja, é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em
tudo tenha a preeminência. Pois foi do
agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, e que, havendo por
ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo
mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus"
(Colossenses 1: 15 a 20); "Havendo
Deus outrora falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos
profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu
herdeiro de tudo, por quem fez o mundo. O Filho é o resplendor de sua glória e
a expressa imagem da sua pessoa, sustentando todas as coisas pela palavra do
seu poder. Havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados,
assentou-se à destra da Majestade nas alturas" (Hebreus 1: 1 a 3).
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CONTINUA...
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