Total de visualizações de página

domingo, 13 de janeiro de 2013

A CONFORMIDADE DA CRUZ: UMA QUESTÃO DE NATUREZA - Introdução


"Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai" (Filipenses 2: 5 a 11 - NVI)



            A imagem de Cristo não pode ser produzida sem a fôrma da cruz. Não nos referimos aqui ao modo de fabricação de um crucifixo. Estamos querendo tratar de uma realidade espiritual, que nada tem a ver com o objeto (via de regra, de madeira) que é produzido por imaginação e mãos humanas, para ser venerado e idolatrado.  A verdadeira imagem de Cristo é aquela produzida por Deus no íntimo de Seus filhos, pela operação da cruz. Para que Cristo seja refletido, como que em espelho, no interior e no exterior de uma pessoa; para que o aroma de Cristo seja exalado por alguém; a cruz não pode ser tratada como um símbolo, uma doutrina, uma referência histórica, um ídolo, ou um amuleto. Ela precisa ser uma experiência pessoal; um princípio interiorizado na vida dos que são chamados de acordo com o propósito de Deus.
            A cruz foi o mais cruel dos meios, perfeitamente justificado pelo sublime fim colimado. Conforme veremos, Cristo precisava ir à cruz, que não era dEle, mas nossa, a fim de morrer a nossa morte para que vivêssemos a Sua vida. Cristo tornou-se participante da natureza humana para nos tornar participantes da natureza Divina. Ele identificou-se com o homem em sua vida, para que o homem fosse identificado com Ele em Sua morte. O princípio da cruz é expressão da natureza Divina. A cruz faz parte da essência de Deus e constitui-se um princípio pelo qual Ele se relaciona com a Sua criação, notadamente com o homem.
            Paulo faz ver, na carta aos Filipenses, a disposição mental do Filho de Deus refletida em atitudes concretas, as quais revelam a natureza da cruz e a própria essência da Divindade. Verificamos, a partir do texto-base, que a natureza da cruz envolve: doação, serviço, humildade, obediência e morte. Cada uma dessas características serão tratadas a seguir.

__________
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!