Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de abril de 2013

A FÉ É DOM DA GRAÇA - Parte 14


            Nesse ponto, talvez muitos pensem que tudo isso não faz sentido, ou que soa como injustiça da parte de Deus. Então leiamos 1 Pedro 2: 7 a 10: "Portanto, para vocês os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, 'a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular', e 'pedra de tropeço e rocha que faz cair'. Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados. Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam". Para quem está em Cristo, para quem é eleito e foi salvo nEle, esse texto é de grande consolo, motivo de muitas graças a Deus. Há, todavia, aqueles que não crêem na "rocha que faz cair" e que certamente não estão nEle. Não há eleição senão em Cristo. É preciso estar nEle, inserido no corpo da Sua morte. Em Efésios 1: 4 a Palavra nos diz que Deus nos escolheu "nEle" antes da fundação do mundo, pois Ele é o cordeiro que estava crucificado antes da fundação do mundo. Não podemos crer se não estivermos nEle, se não estivermos vivendo a vida dEle. A fé que precisamos está nEle. Ele não tem vida; Ele mesmo é a ressurreição e a vida. Se o homem natural está morto em delitos e pecados, ele precisa de vida. Essa vida é Cristo mesmo. Não era sem razão o testemunho de Paulo: "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim" (Gálatas 2:20).
            JIM ORRICK muito acertadamente assevera: "É o orgulho que nos torna relutantes em permitir que Deus receba toda a glória por nossa salvação. Esta é a razão por que 99% de nós crentes nos retraíamos e, às vezes, ficávamos irados quando ouvíamos a respeito da soberania de Deus em conceder salvação. Estamos tão acostumados a pensar que, para obtermos uma posição de justiça diante de Deus, isso deve acontecer por meio de algo que façamos, ainda que esse algo seja a nossa fé. No entanto, as doutrinas da soberana graça de Deus retiram o ar do balão de nosso egoísmo. Essas doutrinas nos dizem que, do início ao fim, a salvação acontece como realização da graça de Deus e que, se fôssemos deixados por nós mesmos, jamais viríamos a Deus. No que se refere à salvação por meio de Jesus Cristo, é tudo ou nada. Seu divino poder nos deu todas as coisas que conduzem à vida e à piedade. O Senhor Jesus nos deu todas as coisas que conduzem à vida e à piedade. Ora, é exatamente isso que um pecador corrompido necessita. Ele precisa de vida e de piedade. A Bíblia afirma que, por causa do pecado, estamos mortos em delitos e pecados. Precisamos de vida, antes de sermos justificados diante de Deus, que não é Deus de mortos, e sim de vivos. Para Ele ser o nosso Deus, temos de nascer de novo; precisamos ser ressuscitados dos mortos; assim como Jesus saiu vivo do sepulcro do pecado. Como isto pode acontecer-nos? Pelo divino poder de Jesus, que por meio de seu conhecimento nos deu todas as coisas que conduzem à vida e à piedade" ("Tudo que Necessitamos").
_________
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!