Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A FÉ É DOM DA GRAÇA - Final (referências bíblicas)

            Para finalizar, trazemos alguns textos da Palavra para corroborar o que temos meditado neste estudo sobre a fé:

A Insignificância da "Pequena Fé", da "Fé dos Sentidos" e da "Fé nos sinais"

1)             MATEUS 8:26-a e 27 – “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?”. Os homens ficaram perplexos e perguntaram: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem? (os homens eram seus discípulos).
2)             MATEUS 14:31 – Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”.
3)             MATEUS 16: 5 a 12: - Indo os discípulos para o outro lado do mar, esqueceram-se de levar pão. Disse-lhes Jesus: "Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus". E eles discutiam entre si, dizendo: "É porque não trouxemos pão". Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: "Homens de pequena fé, por que vocês estão discutindo entre si sobre não terem pão? Ainda não compreendem? Não se lembram dos cinco pães para os cinco mil e de quantos cestos vocês recolheram? Nem dos sete pães para os quatro mil e de quantos cestos recolheram? Como é que vocês não entendem que não era de pão que eu estava lhes falando? Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus". Então entenderam que não estava lhes dizendo que tomassem cuidado com o fermento de pão, mas com o ensino dos fariseus e dos saduceus.
4)             MATEUS 17:20 – “Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: “Vá daqui para lá” e ele irá. Nada lhes será impossível”.

OBS: "Pequena fé" aparece nesses textos e nos contextos acima como falta de fé, haja vista que apresentada como uma pretensa fé que de tão pequena nada produz, nem mesmo milagres, nem tão pouco confiança na Palavra de Jesus.

5)             MATEUS 21: 21 e 22 – Jesus respondeu: “Eu lhes asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e assim será feito. E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão” ("se vocês tiverem fé"; "se crerem" – condição para a realização de coisas aparentemente impossíveis).
6)             JOÃO 4:48 – “Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão” (fé condicionada à visão, ou a qualquer outro sentido, não é fé).

A Obra e a Justiça de Deus são pela Fé

7)             JOÃO 6:29 – Jesus respondeu: “A obra de Deus é esta: crer naquele que Ele enviou” (É ofício de Deus a obra da fé; só Ele pode fazer o homem crer).
8)             ROMANOS 10:17 – Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.
9)             JOÃO 16: 7 a 15 - “Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado. Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não podem suportar agora. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês”.
10)          GÁLATAS 3: 5 a 9; 21 a 25 - Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês realiza essas coisas pela prática da Lei ou pela fé com a qual receberam a Palavra? Considerem o exemplo de Abraão: "Ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça". Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são filhos de Abraão. Prevendo a Escritura que Deus justificaria os gentios pela fé, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: "Por meio de você todas as nações serão abençoadas". Assim, os que são da fé são abençoados junto com Abraão, homem de fé. Então a Lei opõe-se às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder vida, certamente a justiça viria da lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem. Antes que viesse essa fé, estávamos sob a custódia da Lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada. Assim, a Lei foi o nosso tutor até Cristo para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sobre o controle de tutor (a Lei foi o tutor até Cristo. Nele alcançamos vida e a fé que seria revelada, afinal Ele é o autor e consumador da fé).
11)          FILIPENSES 3: 7 a 11 - Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo, e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. Quero conhecer Cristo, o poder de sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.
12)          I TIMÓTEO 1: 3 a 7 - Partindo eu para a Macedônia, roguei-lhe que permanecesse em Éfeso para ordenar a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas, e que deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé. O objetivo dessa instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera. Alguns se desviaram dessas coisas, voltando-se para discussões inúteis, querendo ser mestres da lei, quando não compreendem nem o que dizem nem as coisas acerca das quais fazem afirmações tão categóricas.

A Fé é Dádiva

13)          TIAGO 1: 17 e 18 - Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes. Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, a fim de sermos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.
14)          II PEDRO 1: 1 e 2 - Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa.
15)          FILIPENSES 1:29 - Pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele.
16)          JUDAS 3 - Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos.
17)          I CORÍNTIOS 4: 7 - Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?
(todos os grifos foram iniciativa nossa)

            Louvado seja Deus por sua maravilhosa graça, pela qual recebemos todas as coisas necessárias à nossa salvação.

_____//_____

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!