Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de abril de 2013

A FÉ É DOM DA GRAÇA - Parte 13


            Não podemos, portanto, falar da graça sem falar da eleição, que decorre daquela. Como Deus manifesta seu propósito eletivo? através da fé, que Ele mesmo dá. Ele regenera o pecador através de Sua Palavra e de Seu Espírito. Ele chama à existência o que não existe. Ele dá vida a quem estava morto em delitos e pecados. Ele dá fé àquele que nem vontade de crer poderia ter. Antes da fé, contudo, vem a vivificação, a regeneração. Parece óbvio, pois um morto não pode crer. Por isso, a ordem colocada por Paulo em Efésios 2: 1 a 10. Enquanto ainda estávamos mortos, Deus nos deu vida juntamente com Cristo. Por mais que se queira distorcer o sentido do versículo 8 de Efésios 2, o contexto é bem claro no sentido de exaltar a graça de Deus como bastante para a salvação do homem. A graça não depende do homem, assim também a fé que se manifesta por graça. Só começamos a entender que precisamos dessa graça para crer quando enxergamos nosso próprio estado pecaminoso.
            No segundo texto base (Parte 11 desta Série), lemos o que Paulo havia sido antes de ser chamado: blasfemo, perseguidor, insolente. Mas o pior não era isso; o pior era ser ignorante e incrédulo. Ele não conhecia o poder de Deus, ele não cria nesse poder. Como ele foi alcançado? De uma viagem na qual ele iria encarcerar alguns cristãos ele resolveu pensar melhor e "aceitar a Cristo" ao invés de persegui-lo? Existe maior prova de que Deus é que usa de misericórdia ao homem, e não o contrário, do que a conversão de Paulo? Paulo conhecia essa misericórdia, pois ele era pecador, ignorante, incrédulo, e alcançou misericórdia. Não por algo que tivesse feito. O que ele fazia, na realidade, era recalcitrar contra os aguilhões de Deus, isto é, resistir à vontade de Deus. Por natureza, todos nós só queremos e tentamos fazer isso mesmo: resistir à vontade de Deus. Por isso é Ele quem opera em nós tanto o querer quanto o efetuar. Ele faz isso por graça. Paulo disse que a graça de nosso Senhor transbordou sobre ele com "a fé e o amor que estão em Cristo Jesus". Em quem estão a fé e o amor? Em Cristo. É preciso entender que sem Ele nada podemos fazer, muito menos crer.
            A Palavra nos diz que em Cristo habita toda a plenitude da divindade; nEle foram criadas todas as coisas (Col. 1: 15 a 20); nEle estão ocultos todos os tesouros da ciência e da sabedoria (Col. 2:3); nEle nos são doadas (vejam bem: doadas) todas as coisas que conduzem à vida e à piedade (2 Ped. 1: 2 a 4). É preciso algo mais do que as coisas que conduzem à vida e à piedade? Onde estão essas coisas? Em Cristo. Como podemos adquiri-las? Não estão à venda. Elas são distribuídas gratuitamente, segundo o propósito daquele que chama à existência coisas que não existem como se já existissem. Isso é realmente uma pedra de tropeço para aqueles que querem algum mérito na própria salvação. A verdade é que o homem precisa da graça, e essa graça está em Cristo, e através dessa graça se manifesta o propósito eletivo de Deus, por meio da fé que ele mesmo dá aos escolhidos.
__________
CONTINUA... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!