Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de abril de 2013

A FÉ É DOM DA GRAÇA - Parte 11

"Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade; contudo a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus" - I Timóteo 1: 12 a 14


            Como revelado nas Escrituras, a graça de Deus é completa, perfeita, suficiente, sendo a salvação do homem dependente única e exclusivamente dela. Tal graça é manifestada na pessoa de Cristo e através dEle. O homem só conhece a graça quando conhece a Cristo: "Pois a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo". Não que a lei e os profetas estivessem mentindo, e tudo o que antes foi escrito foi perda de tempo. Ao contrário, tudo o que foi escrito antes da plenitude dos tempos apontava para aquele que haveria de vir, a saber, Jesus Cristo, e anunciava a graça que haveria de se manifestar através dEle. É válido frisar que Cristo é o verbo de Deus. O Pai fala através do Filho. Outrora Deus falava de muitas maneiras pelos profetas, mas nos últimos tempos fala através de Cristo (Hebreus 1: 1 e 2). Se queremos ouvir a voz do Pai, temos de escutar o Filho. NEle habita toda a plenitude da Divindade, e o propósito de Deus manifestado em Sua Palavra é fazer convergir todas as coisas a Cristo (Efésios 1: 9 e 10).
            Cristo Jesus, no dizer de WATCHMAN NEE, é a essência de tudo o que é espiritual, e esse de fato é o ensino da Palavra de Deus. Se é certo que o homem nada pode fazer sem a graça de Deus, a conclusão é que nada pode o homem sem Cristo. No campo da fé, seria bastante dizer que Jesus Cristo é o "autor e consumador" da mesma (Hebreus 12:2). Essa afirmação das Escrituras deveria ser suficiente para espancar qualquer dúvida quanto à incapacidade de o homem natural crer para a salvação. Cristo é o arquiteto e o engenheiro da fé. Ele a planejou, concebeu e construiu. Deus é aquele que faz com que essa obra acabada seja aplicada às nossas vidas. Em João 6:29, Jesus mesmo ensina que a obra de Deus é que creiamos nAquele que Ele enviou, isto é, Seu Filho Jesus Cristo. A mensagem é clara: é obra de Deus. Em João 16: 5 a 11, Jesus fala da obra do Espírito Santo, o qual convence o mundo do pecado, porque o mundo não crê no Filho. Até os demônios crêem que Deus é um só, mas fé no Filho é assunto para quem foi agraciado. É evidente que Deus age através do Seu Espírito Santo para mostrar ao homem o que Ele é, para convencê-lo do seu pecado, de sua incredulidade, e para levá-lo a experimentar a fé salvífica, a fé em Seu Filho, e na obra realizada na cruz. "Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados". Por que isso? porque o pecado original é exatamente a incredulidade. "Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus" (João 3:18). Aqui é bom ressaltar: o verbo "crer" está no presente do indicativo. Isto significa que o enfoque é uma constatação, não uma possibilidade. Quem crê não é condenado. É o mesmo tempo verbal que aparece no versículo 16. Deus amou o mundo (a raça humana, o sistema mundial corrompido pelo pecado) de tal maneira que deu Seu único Filho para que aquele que em Cristo crê tenha a vida eterna. E quem crê? quem quiser crer? certamente que não. Aquele a quem for dado crer, aquele que for alcançado pela obra de Deus, pela obra de convencimento do Espírito Santo e de regeneração pela Palavra e pelo Espírito (João 3: 3 e 5). Afinal, quem poderia querer crer na loucura do Evangelho, senão aqueles que pela pregação e pelo convencimento do Espírito foram alcançados?.
__________
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!