Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O FRACASSO DA TEOLOGIA HUMANA - Parte 2 de 6

            Nesse pensar, temos que os teólogos religiosos não são apenas aqueles que freqüentam ou que freqüentaram uma faculdade ou um seminário teológico. Dentro das igrejas temos inúmeras pessoas abrindo a Bíblia e ensinando-a sem ter conhecimento de Deus. Se estudam a Bíblia são teólogos no sentido lato da palavra, mas sem o conhecimento espiritual produzem tanto fruto espiritual quanto o teólogo ateu.
            Por mais que se esforce, por mais que evolua, a teologia humana jamais alcançará a teologia divina sem a operação do Espírito Santo. No dizer de Paulo: ""Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam", mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois "quem conheceu a mente do Senhor para que possa instrui-lo?". Nós, porém, temos a mente de Cristo" (I Coríntios 2: 9 a 16).
            Eis aí, portanto, o que difere o teólogo verdadeiro do pseudoteólogo: o discernimento espiritual; a mente de Cristo. Por mais que entenda de hermenêutica, por mais que utilize os silogismos, por melhor exegeta que seja, o homem natural não poderá compreender as coisas do Espírito de Deus. O homem espiritual, ao contrário, ainda que seja um iletrado terá verdadeiro poder em suas palavras (o poder de Deus), pois quem o instrui é o próprio Espírito Santo.
            Por essa razão WATCHMAN NEE comenta: "Ninguém pode trabalhar para Deus se não o conhecer. Muitos pensam que, após haverem estudado a Bíblia em seminários teológicos, estão qualificados para pregar. Permitam-me fazer uma pergunta: Ao pregar o evangelho, saímos a explicar a Bíblia ou a proclamar o Salvador? Para explicar a Palavra ou para contar as boas novas? Mesmo que esses seminários sejam idealmente bons, podem apenas ajudar as pessoas a compreenderem a Bíblia mas não a conhecerem a Deus. Hoje em dia, muitos compreendem a Bíblia, muitos podem analisar bem a Palavra, mas quantos podem falar de Deus e de como conhecê-lo? Se desejarmos trabalhar para Deus, precisamos primeiro aprender a conhecê-lo. Alguns declaram gostar de fazer o trabalho de evangelização pessoal, e gostariam de poder pregar aos outros; mas quando realmente chegam até às pessoas nada têm a dizer. Na realidade, sobre que poderiam falar? A pessoa só pode pregar a mensagem que a tocou. Só pode ajudar as pessoas naquilo que ela própria tem sido tocada por Deus. O que pode alguém realmente pregar se não conhecer a Deus? Pregar é proclamar aquilo que Deus tratou em sua vida. De outra forma, pregue o que pregar, você não conseguirá levar outras pessoas até aquele ponto. Há tantas pregações hoje com tão pouco resultado porque os próprios pregadores não aprenderam mediante o tratamento de Deus. É melhor não abrirmos a boca se tudo o que pregarmos for algum ensinamento - o resultado de duas ou três horas de preparo de um sermão. Precisamos experimentar de três a cinco anos de atuação de Deus em nossas vidas antes de estarmos aptos a pregar. Se tratarmos de algumas coisas que acontecem todos os dias, estaremos qualificados a tratar com pessoas que tenham os mesmos problemas. Fazer sermão não ajuda, mas testemunhar sim" (ob. cit., p. 28, 29 e 30).
____________
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!