Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de abril de 2011

OS 3 "NUNCAS" DO NÃO REGENERADO - Parte 1 de 2


("Simão, Simão, Satanás vos pediu para vos peneirar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos. Respondeu-lhe Pedro: Senhor, estou pronto a ir contigo para a prisão e para a morte. Tornou Jesus: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces"  - Lucas 22: 31 a 34)



            Emblemático o exemplo de Simão Pedro, discípulo impetuoso, que agia e falava por impulso, para não dizer instintivamente, o qual não apenas negou a Cristo por 3 vezes, antes da crucificação, como também já havia incorrido nos 3 "nuncas" que são sintomas fatais de incredulidade.

"NUNCA" AO EVANGELHO
"Desde então começou Jesus a mostrar aos discípulos que era necessário ir a Jerusalém, padecer na mão dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressurgir no terceiro dia. Pedro tomou-o de parte e começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti. Isso de modo nenhum te acontecerá. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás! Tu me serves de pedra de tropeço; não compreendes as coisas que são de Deus, e, sim, as que são dos homens" (Mateus 16: 21 a 23).

            Satanás é aquele que só cogita das coisas terrenas. De igual modo, todo aquele que ainda não foi regenerado, que não mudou de paternidade, que possui a natureza de serpente introduzida lá no Éden (Salmos 58: 3 a 5). Em sã consciência, é impossível a tal pessoa admitir a verdade do Evangelho, conquanto ela esteja clara no registro das Escrituras, no sentido de que Cristo morreria, como de fato morreu; seria sepultado, como de fato foi; e que ressurgiria ao terceiro dia, como ressurgiu; tudo isso em inteira conformidade com a Profecia (I Coríntios 15: 3 e 4). O não-regenerado não vê a verdade do fato, e por isso não a admite.
            Cristo morreu para tirar, aniquilar, destruir o pecado, a natureza pecaminosa de Adão em Seu corpo, deixando-a no sepulcro. Nosso velho homem foi com Ele crucificado para que o corpo do pecado fosse aniquilado e deixado sem efeito. A libertação da condenação, da escravidão e do domínio do pecado foi o escopo de Sua morte, assim como a destruição do próprio Satanás, e não apenas de sua obra. Na ressurreição de Cristo, ganhamos nova vida, novo espírito, novo coração. Essa é, em apertada síntese, a maravilhosa verdade do Evangelho, conforme exposta nas Sagradas Escrituras, que ao não-regenerado é impossível admitir, ainda que a conheça de ouvir falar.

"NUNCA" À REGENERAÇÃO
"Depois colocou água numa bacia, e começou a lavar os pés dos discípulos, e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu vais lavar os meus pés? Respondeu Jesus: O que eu faço não o sabes agora, mas o compreenderás depois. Disse Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo" (João 13: 5 a 8).

            A atitude de Pedro em rejeitar a lavagem dos pés denuncia a sua ignorância quanto àquilo que Jesus queria representar com tal atitude. Jesus foi claro ao dizer que Pedro só o compreenderia depois. Assim é com todo aquele que ainda não foi regenerado: não há compreensão dos mistérios de Cristo.
            Jesus ensinou aí que quem não for lavado pela Palavra viva de Deus não poderá ter parte em Seu Reino. A lavagem dos pés dos discípulos apontava para a sua futura regeneração; a preparação para um viver santo. Jesus declarou mais adiante a alguns de seus discípulos: "Vós já estais limpos por causa da palavra que vos tenho falado" (João 15:3). O Salmista, tempos antes, descortinara esse mistério: "Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra" (Salmos 119:9). Quem promove o viver santo é a Palavra: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (João 17:17), mas não sem antes regenerar o pecador perdido nas trevas da incredulidade.
            A água é uma figura da Palavra de Deus. Somos limpos pelo lavar regenerador do Espírito Santo, que Deus derrama sobre nós por intermédio de Cristo (que é o Verbo; a Palavra) conforme lemos em Tito 3: 3 a 5. Também em Tiago 1:18 vemos que Deus nos regenera, segundo a Sua vontade, através da Palavra da Verdade (Cristo). Quem rejeita a lavagem da Água está rejeitando a própria salvação e o próprio Cristo. Por isso, quem não nascer da Água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus, porque o Reino de Deus não está dentro dele (João 3:5). Jesus demonstra, pois, em figura, a necessidade de regeneração e de santidade, necessidade essa que o não regenerado jamais irá admitir enquanto não for destruída sua natureza adâmica e introduzida a natureza de Cristo.
__________
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!