Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O FRACASSO DA TEOLOGIA HUMANA - Parte 4 de 6

            Eis aí uma grande lição: o verdadeiro teólogo é aquele que conhece a Deus e, portanto, pode ajudar os outros a encontrarem o caminho da salvação. Há, sem dúvida, em nossos dias muitos teólogos preocupados apenas com sua reputação pessoal, com ascensão em sua carreira pastoral, com o salário, com o bem-estar pessoal e de sua família, não estando capacitados para pastorear ovelhas. Aliás, há muitos pastores atualmente que simplesmente não pastoreiam ovelha nenhuma, e alguns que se colocam na posição de ovelhas de outros pastores, sendo estes, algumas vezes, menos preparados do ponto de vista intelectual e espiritual do que aqueles. Outros há que procedem exatamente como os profetas mentirosos descritos no capítulo 23 de Jeremias, sobre os quais Deus testificou: ""Não enviei esses profetas, mas eles foram correndo levar sua mensagem; não falei com eles, mas eles profetizaram". "Portanto", declara o Senhor, "estou contra os profetas que roubam uns dos outros as minhas palavras. Sim", declara o Senhor, "estou contra os profetas que com as suas próprias línguas declaram oráculos. Sim, estou contra os que profetizam sonhos falsos", declara o Senhor. "Eles os relatam e com as suas mentiras irresponsáveis desviam o meu povo. Eu não os enviei nem os autorizei; e eles não trazem benefício algum a este povo", declara o Senhor" (Jeremias 23: 21; 30 a 32).
            Profetas mentirosos, falsos profetas, pseudoteólogos e religiosos hipócritas são todos espécies de um mesmo gênero de pessoas. No velho testamento proliferavam os profetas mentirosos. No novo testamento, notadamente enquanto Cristo estava entre os homens, grande era a manifestação dos religiosos, representados principalmente pelos fariseus. A estes, Jesus se dirigiu duramente chamando-os de hipócritas, guias cegos e sepulcros caiados, não obstante sua condição de mestres da lei e de fariseus (religiosos formalistas que se julgavam superiores aos demais). Ora, todo aquele que prega o cumprimento da lei mas não a cumpre é hipócrita, como os fariseus. Todo aquele que diz conhecer a Deus, mas não o conhece, é hipócrita, como os fariseus. Todo aquele que prega o caminho da cruz, mas nunca passou por ele, é hipócrita, como os fariseus. Foi o próprio Jesus quem disse que "se um guia cego conduzir outro cego, ambos cairão num buraco" (Mateus 15:14). O que alguns líderes religiosos, os pseudoteólogos, estão fazendo, hoje em dia, senão levando muita gente para o buraco com eles? Na concepção de Jesus, esses são os que fecham o Reino dos céus diante dos homens; não entram nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo (Mateus 23:13).

            Proliferavam no tempo da igreja primitiva os falsos profetas ou falsos mestres, sobre os quais Paulo já advertira a Timóteo, dizendo: "Partindo eu para a Macedônia, roguei-lhe que permanecesse em Éfeso para ordenar a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas, e que deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé. O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera. Alguns se desviaram dessas coisas, voltando-se para discussões inúteis, querendo ser mestres da lei, quando não compreendem nem o que dizem nem as coisas acerca das quais fazem afirmações tão categóricas" (I Timóteo 1: 3 a 7). Em sua segunda carta a seu filho na fé, Timóteo, Paulo segue admoestando: "Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discursos acerca de palavras; isso não traz proveito, e serve apenas para perverter os ouvintes. Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade. Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade. O ensino deles alastra-se como câncer; entre eles estão Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e assim a alguns pervertem a fé. Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: "O Senhor conhece quem lhe pertence" e "afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor" (II Timóteo 2: 14 a 18 - grifo nosso).
__________
CONTINUA...
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!