Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ADÃO E CRISTO - Parte 1 de 2

"O primeiro Adão foi feito Alma vivente; o último Adão, Espírito vivificante" - I Coríntios 15:45



         Geneticamente nós herdamos as características de nossos ancestrais. Trazemos no corpo e na mente traços bem característicos dos pais, ou dos avós, ou dos bisavós, ou de nossos antepassados ainda mais remotos. Nós somos aquilo que nossa árvore genealógica também foi. Apresentamos o genótipo (a herança genética) e o fenótipo (a manifestação ou as diversas manifestações do gene). A biologia ensina: "Os filhos herdam dos pais um certo genótipo que tem a potencialidade de expressar um fenótipo. Um mesmo genótipo pode expressar-se por diferentes fenótipos, dependendo de sua interação com o meio. O conjunto dos diferentes fenótipos que podem ser originados por essa interação (fenótipo + meio) constitui a norma ou amplitude de reação de um genótipo". A genética é responsável pela transmissão de características físicas, mentais e espirituais. O mesmo espírito característico de Adão foi transmitido aos seus descendentes via espermatozóide. O pecado, que passou a fazer parte da estrutura espiritual do "Primeiro Adão" foi transmitido aos que dele descenderam (Gênesis 5:3). DEAN HAMER, cientista pós-graduado pela escola de medicina de Harvard, tem trabalhado em projetos que buscam desvendar a influência dos genes no comportamento humano. Perguntado em uma reportagem sobre o objetivo de suas investigações, ele respondeu: "Pretendo descobrir o que nos faz humanos". Certamente, se ele investigasse na Palavra de Deus com a orientação do Espírito Santo, economizaria bastante tempo e dinheiro porque a ciência jamais descobrirá o que nos faz humanos, mas a Palavra de Deus já revelara há quase 4.000 anos atrás, a saber: o pecado.
          Portanto, por Adão entrou na constituição da natureza humana o pecado, que tornou o espírito (zoê) morto, a alma (psiquê) enferma, e o corpo (bios) doente. Isso lemos em Romanos 5: 12 a 14; 18 e 19. O pecado é uma natureza espiritualmente morta, incrédula, iníqua, que torna o homem separado da comunhão, do reino e da presença de Deus. É uma natureza injusta, supostamente independente, e incapaz de buscar a Deus e chegar-se a Ele (Romanos 3: 9 a 20). Esse pecado é característico da raça adâmica; é o traço de um espírito destituído de vida.
         Adão é um tipo daquele que haveria de vir: Cristo. Deus tratou a questão do pecado apenas com 2 homens na história da humanidade: Adão e Cristo. Com Adão Deus tratou quanto ao pecado para: 1o.) Alertá-Lo quanto ao seu perigo; 2o.) Assegurá-Lo da sua presença e conseqüência, depois da queda (Gênesis 2: 16 e 17; Gênesis 3: 17 e 19). Com Cristo, Deus tratou no sentido de remover, tirar, destruir, aniquilar o pecado característico da raça adâmica; por isso Cristo é considerado o "Último Adão". Em Cristo, a raça adâmica é desfeita, sendo criada uma nova raça, à Sua imagem e semelhança. De Adão herdamos naturalmente as características de sua constituição: corpo, alma e espírito. Em Cristo, perdemos as características do primeiro homem e ganhamos espiritualmente as características do segundo homem, nesta ordem: espírito (Romanos 8:9); Alma (I Coríntios 2: 14 a 16); e corpo (I Coríntios 15: 42 a 49; 54 a 57). 
___________
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!