Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de abril de 2011

ADÃO E CRISTO - Parte 2 de 2

          Adão é chamado de primeiro homem (ou velho homem). Cristo é identificado como segundo homem (ou novo homem). Todos nascemos com as características do velho homem, mas quando somos regenerados, quando somos feitos novas criaturas em Cristo (II Coríntios 5:17), passamos a apresentar as características do novo homem: primeiro, no espírito, que foi regenerado; segundo, na alma, que está sendo renovada ou santificada; terceiro, no corpo, que ressuscitará incorruptível no dia de Cristo, de maneira que seremos inteiramente semelhantes a Ele. Por isso a conclusão de Paulo de que em Cristo "tudo foi feito novo". 
            Convém indagar neste ponto: Quais características você tem apresentado, as do velho homem ou as do novo homem? Não me refiro às atitudes, se são boas ou más, mas à sua natureza. Os frutos são produtos da árvore, que é a sua fonte. Deus não planta o novo homem sem antes arrancar o velho. Ele remove a antiga aliança para estabelecer a nova. Ele joga fora a roupa velha para vestir-nos com a roupa nova (Ele não faz remendo). Ele troca o odre velho pelo novo, para poder suportar o vinho novo (símbolo do Espírito Santo). Por isso, para termos um novo espírito, que possa viver unido ao Espírito de Cristo, precisávamos que ele fosse atraído ao corpo de Cristo, crucificado, morto, enterrado, e ressuscitado um novo espírito (João 12: 31 a 33; Romanos 6: 1 a 11). Nosso velho homem foi morto com Cristo. Perdemos o nosso zoê contaminado pelo pecado, e ganhamos um novo zoê unido ao Espírito de Cristo. "Nós os que morremos para o pecado" abrange aqueles que crêem nessa verdade. Se você ainda não crê, peça a Deus que lhe dê fé, porque é ofício exclusivo dEle fazer-nos crer em Sua Palavra. Primeiramente você precisa saber, conhecer a verdade (Romanos 6:6 exprime em primeiro lugar o saber). A fé vem pelo ouvir o Evangelho (Romanos 10: 16 e 17). Depois de saber, precisamos considerar a verdade como nossa, pois é dessa maneira que experimentamos constantemente que estamos "vivos para Deus em Cristo Jesus" (Romanos 6:11). 
         Nada do que Cristo fez foi em vão, e a Sua morte e ressurreição foram suficientes para tirar o ser humano de Adão (o velho homem) e colocá-lo em Cristo (o novo homem). Você crê nisso? Onde você está em relação a Deus: em Cristo ou em Adão? Peça a Deus que revele qual a sua posição e lhe dê fé para crer no Evangelho, o qual revela que o nosso velho homem morreu na morte de Cristo. A natureza adâmica foi atraída e destruída no Corpo de Cristo. Se você ainda não crê, é porque ainda não foi regenerado, não nasceu de novo, e se você não nascer de novo, não pode ver nem entrar no Reino de Deus (João 3: 3 e 5).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!