Total de visualizações de página

sábado, 2 de abril de 2011

O FRACASSO DA TEOLOGIA HUMANA - Parte 3 de 6

            Não estamos aqui defendendo o abandono do estudo teológico. Ao contrário, estamos encorajando a que freqüentem os seminários e as faculdades teológicas aqueles que conhecem a Deus, que almejam conhecê-lO melhor e ter uma base mais sólida para testemunhar das verdades bíblicas ao próximo. Para quem deseja fazer o caminho inverso, todavia, aconselhamos reflexão, e talvez essa meditação sirva de auxílio. O homem jamais conhecerá a Deus pelo esforço próprio e pelo aperfeiçoamento intelectual. Por outro lado, não há melhor seminário teológico do que uma vida de comunhão diária com Deus, na qual aprendemos a Palavra através da leitura e da prática dela em nossas vidas, instruídos e auxiliados pelo Espírito de Deus. Assim, a teologia humana é necessária para o conhecimento intelectual, mas à parte da teologia divina todo esse conhecimento é vão. A teologia divina, para ser aprendida e ensinada implica, necessariamente, mudança de coração, vivificação do ser espiritualmente morto, nascimento do Espírito, sem o qual ninguém pode ver nem entrar no reino de Deus (João 3: 3 e 5).
            O que necessitamos, portanto, é de uma teologia espiritual e de uma espiritualidade teológica, o que só alcançamos com o aprendizado diário da teologia divina mediante o curso de duração eterna ministrado no "Seminário Teológico da Cruz de Cristo" pelo "Professor Espírito Santo".
            A teologia dissociada da espiritualidade é frágil e inapta para levar ao conhecimento pessoal de Deus. A espiritualidade divorciada da teologia divina é misticismo. Quem já "passou no vestibular" da teologia divina, por outro lado, deve manter-se firme da direção do conhecimento de Deus. Em Oséias lemos um conselho do profeta: "Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo". E, ainda, uma admoestação da parte de Deus: "Pois desejo misericórdia, e não sacrifício; conhecimento de Deus em vez de holocaustos" (Oséias 6: 3 e 6). Como ensinava Pedro, devemos crescer "na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (II Pedro 3:18). O crescimento precisa ser não apenas na graça, mas na graça e no conhecimento. Obviamente, só pode crescer dessa maneira quem já recebeu a graça e o conhecimento verdadeiro de Deus.
           RICARDO BARBOSA DE SOUSA sabiamente pontuou: "Precisamos reconhecer que o propósito da teologia não é o de dar-nos mais um título de Phd e tornar nossa linguagem mais técnica e confusa, nem tampouco elevar nosso ego e tornar-nos mais narcisistas. O propósito da teologia é o de nos tornar sábios para a salvação, de dar sentido (emocional, psicológico, moral e intelectual) à vida. O verdadeiro teólogo não é aquele que escreveu livro mais volumoso, a tese mais complexa, o discurso mais erudito, mas aquele que encontrou o caminho da comunhão com Deus, que aprendeu a amar o Senhor de todo coração alma e força, que ama ao próximo como a si mesmo, que ora, que conhece a Deus e conhece a si próprio e que ajuda os outros a encontrarem o sentido de suas vidas e tornarem-se sábios para a salvação em Cristo" (Espiritualidade e Espiritualidades, extraído de http://www.monergismo.com/textos/vida_piedosa/espiritualidade.htm, acesso em 02/04/2011).
__________

CONTINUA... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!