Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de junho de 2011

DO PERDÃO E DO ARREPENDIMENTO - Parte 5 de 5


*    LUCAS 17: 3 e 4 - "Olhai por vós mesmos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se pecar contra ti sete vezes no dia e sete vezes no dia vier ter contigo e disser: Arrependo-me; perdoa-lhe". Aqui, Jesus já trabalha com a hipótese do irmão repreendido e arrependido.  O número 7 representa totalidade. Se houver arrependimento total, também deve haver perdão total. Não apenas total, mas também ilimitado e infinito, porquanto em outra passagem, Jesus deixa claro que o número 7 poderá ser multiplicado por 70, caso haja necessidade. Vale dizer: enquanto houver arrependimento, deve haver perdão.
*    ATOS 2: 37 e 38 - "Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo". Eis aí um resultado impressionante da pregação da Palavra. Aquelas pessoas estavam dispostas a receber o dom de Deus e a conhecê-lO, de maneira que buscaram orientação sobre como isso poderia ocorrer. O caminho não poderia ser outro: arrependimento; e, como conseqüência, perdão, inclusão no Corpo, e participação da natureza Divina.
*    ATOS 3:19 - "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos de refrigério pela presença do Senhor". (Não há necessidade de comentários).
*    ATOS 26:20 - "Antes anunciei, primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento". (Não há necessidade de comentários).
*    I JOÃO 1:9 - "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça".  Deus é fiel e justo, independentemente do que somos ou do que fazemos. Todavia, sua fidelidade e justiça em nos perdoar estão condicionadas à confissão dos nossos pecados. Obviamente, não pode haver confissão sem prévio arrependimento, do contrário haverá mera declaração de pecados, não confissão.

CONCLUSÃO
            Deus quer que perdoemos aos nossos semelhantes como Ele, em Cristo, nos perdoou. Isso implica perdão ilimitado (sem discriminação ou classificação de ofensa), infinito (sem prazo de validade ou tempo de duração), imerecido (não depende dos méritos de quem nos ofendeu), total (quantas vezes for necessário), mas também condicionado à atitude de arrependimento do devedor. Quando houver esse tipo de perdão em nós, haverá também testemunho de que efetivamente fomos perdoados em Cristo.
            É que esse padrão do perdão Divino em Cristo só podemos adotar e exercitar se Cristo for a nossa vida. Não temos condições, por nós mesmos, de perdoar de tal maneira completa e definitiva. A Bíblia parece nos mostrar que, qualquer espécie de perdão que fique aquém do padrão Divino é negociação, embuste, ilusão, que trará mais prejuízos para o ofendido do que para o ofensor. Por outro lado, se formos além disso, isto é, se estabelecermos um padrão de perdão acima do padrão Divino, como, por exemplo, o de perdoar até mesmo a quem não se arrependeu e não suplicou perdão, talvez tenhamos algum benefício na terra, mas certamente não teremos nenhum a mais no Céu. Perdoar a quem não se arrepende pode trazer benefício psicológico e social, mas não trará benefício algum em nível espiritual. Este, sempre teremos quando intercedermos pelos nossos devedores, para que Deus os perdoe, não apenas pela falta cometida, mas por todos os pecados, em Cristo.  Devemos interceder, outrossim, para que, ainda que não nos seja possível exercitar o perdão por falta de arrependimento do ofensor, não haja ressentimento em nosso coração.
            Deus é o único que pode levar qualquer pecador ao arrependimento, para perdão e salvação eterna. Portanto, devemos pensar no perdão na terra com os olhos no Céu, porque só o perdão Divino e o perdão humano no padrão Divino produzem efeitos na eternidade futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!