Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de março de 2011

O BANQUETE DO EVANGELHO - Parte 2 de 3


("Certo homem deu uma grande ceia e convidou a muitos. Eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia" - Lucas 14: 16 e 24)


         A graça manifestada em um convite irresistível é iniciativa de Deus; é dom dEle mesmo. Na parábola das 100 ovelhas, não é a ovelha que se dá por perdida e procura o seu dono; este, sim, é quem a procura e efetivamente a encontra e a traz de volta ao aprisco (Lucas 15: 3 a 6). O mesmo se dá com a dracma perdida, cuja dona insta desesperadamente em achá-la, festejando muito quando logra êxito no seu intento (Lucas 15: 8 a 10). Tais situações foram comparadas à do pecador que se arrepende: "Digo-vos que do mesmo jeito haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove que não necessitam de arrependimento" (Lucas 15:7). Ora, por que o pecador se arrepende? porque é o próprio Deus quem o procura, quem o visita na sua miséria, na sua falência, e lhe dá o arrependimento (Atos 5: 30 e 31; Atos 11:18; Romanos 2:4; II Coríntios 7: 9 e 10; II Timóteo 2: 24 e 25).
         Deus como dono da casa, ou melhor, do reino, fez tudo o que era necessário para que nele entrássemos: providenciou o cordeiro para ser sacrificado em nosso lugar e enviou o Espírito Santo para nos convencer do pecado, da justiça e o juízo, a fim de que tivéssemos a fé e o arrependimento necessários à salvação. De que devemos nos arrepender? do que somos (pecadores). Em que devemos crer? no Evangelho da graça, no Evangelho da cruz, que revela a morte e ressurreição de Cristo, bem como do pecador juntamente com Ele (João 12: 32 e 33; II Coríntios 5: 14 e 15). Isto é o que significa ser participante do evangelho (a grande ceia): morrer e ressuscitar com Cristo.
         Não é possível alguém entrar no reino de Deus sem ser regenerado, assim como não foi possível ao convidado, na parábola das bodas, permanecer na festa sem as vestes nupciais (Mateus 22: 11 a 13). É preciso nascer da água, que é a Palavra de Deus (o próprio Cristo) e do Espírito (João 3: 3 e 5) para podermos ver e entrar no reino de Deus. É preciso que nos revistamos de Cristo: "Todos vós sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus, pois todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo" (Gálatas 3: 26 e 27), e para isso teremos de nos despojar de nós mesmos. Note-se que nesse texto o apóstolo fala "batizados em Cristo", não batizados na água. Trata-se do batismo na morte de Cristo, a que Paulo faz constante alusão em suas cartas.
         WILLIAM R. NEWELL explica que "só a Palavra de Deus é que diz que Cristo tomou seus pecados sobre o Seu próprio corpo na cruz. E é essa mesma Palavra que diz que você morreu com Cristo em relação a Adão; que seu velho homem foi crucificado; que estando em Cristo você participou da Sua morte para o pecado, e, assim, tem de reconhecer sua presente relação com o pecado em Cristo - como alguém que está morto para ele e vivo para Deus" ("Romanos, Versículo por Versículo", p. 227).
          É cômodo pensar que Cristo morreu em nosso lugar, mas é incômodo e até impossível (do ponto de vista humano) crer que Cristo me fez morrer e ressuscitar juntamente com Ele. O homem natural não pode crer nessa verdade do evangelho porque ela só pode ser discernida espiritualmente: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, pois lhe parecem loucura, e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem a tudo, e ele de ninguém é discernido" (I Coríntios 2: 14 e 15). Assim, já que o ser humano nasce em estado natural, na carne, à imagem de Adão e à semelhança de sua natureza pecaminosa (Gênesis 5:3), morto espiritualmente, separado de Deus e destituído de Sua glória (Romanos 3:23), só pode ter fé e experimentar o arrependimento após a vivificação pelo Espírito Santo (Efésios 2: 1 a 10). 
______________
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!