Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A GLÓRIA DO BOM PERFUME - Parte 2 de 2

"Mas graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo lugar o bom perfume do seu conhecimento" (II Coríntios 7:14)

          O mesmo Paulo que declarou que para ver os seus irmãos segundo a carne salvos, se fosse possível, suportaria até a separação de Cristo (Romanos 9:3), tinha plena consciência de que isso não era viável, e de que nada lhe era mais importante do que o conhecimento de Cristo: "Mas o que para mim era lucro, considerei-o perda por causa de Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo justiça própria, que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé. Desejo conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte, para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos" (Filipenses 3: 7 a 11).
            Como é maravilhosa e profunda essa confissão de Paulo! Ela nos sonda e nos leva a indagar: Quanto de justiça própria ainda resta em nós? Por que nos esquecemos de dar a devida importância ao conhecimento de Deus na pessoa de Cristo? Quanto tempo perdemos preocupados com nossas atitudes ou com os erros dos outros, como se Deus não fosse capaz de perdoar e de amar até o mais vil pecador, bem como terminar a obra que em nós começou? Quanto tempo perdemos com projetos em prol da "causa" em prejuízo da comunhão com o "dono da Causa"? Devemos buscar, a cada instante, tão somente ser achados nEle, na justiça que vem pela fé dEle, gerada pela manifestação da vida dEle em nós a partir da nossa conformidade, pela fé, com Sua morte, sepultamento e ressurreição. Quantas pregações, estudos e pensamentos nós elaboramos visando comunicar aos outros o Evangelho de uma maneira às vezes fria e calculista,  esquecendo-nos de transmitir o bom perfume do conhecimento de Cristo! Deveríamos comunicar o Evangelho sem nos esquecer disto. No afã de salvar os perdidos (inclusive os da religião), apresentamos mensagens biblicamente corretas, porém destituídas de vida. Isso porque o conhecimento doutrinário não se confunde com o bom perfume do conhecimento de Cristo. Por outro lado, melhor do que proclamar que O temos é tê-lO. Melhor do que demonstrar que O conhecemos é conhecê-lO.
            Assim como o perfume não é considerado bom por causa do frasco, mas por causa da fragrância, a nossa glória não está em nós, mas em conhecer e fazer conhecido Aquele que vive em nós por Seu Espírito: "Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor, que faço misericórdia, juízo e justiça na terra, porque destas coisas me agrado, diz o Senhor" (Jeremias 9:24). Por fim, quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, nós nos manifestaremos com Ele em glória (Colossenses 3:4). Em outros termos: quando o perfume se tornar famoso o frasco se tornará famoso com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!