("Porque pela graça sois
salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não de obras,
para que ninguém se glorie" - Efésios 2: 8 e 9)
A salvação pela
graça
No
texto que serve de base à presente meditação, o pronome demonstrativo "isto"
significa "esta coisa" e, obviamente, no contexto da passagem aludida
refere-se à fé, que é o substantivo mais próximo. Se dissermos (como de fato
queremos dizer) que a fé é dom de Deus estaremos formulando uma conclusão
derivada de um raciocínio sintático, isto é, que está de acordo com as regras
de sintaxe.
Não
obstante a clareza extraída dessa análise gramatical do texto, defendem os da
"graça parcial" que o que não vem de nós é a salvação, sendo a fé a
contribuição do homem no processo salvífico. Convém, contudo, observar que se a
salvação é dom de Deus, por intermédio da graça, a qual se manifesta pela fé,
não se pode concluir outra coisa senão que nada depende do homem. Adianta dizer
que o que não vem de nós é a salvação, se admitimos que esta é dom de Deus?
Ora, se a salvação é dom de Deus não depende de nós. Em outros termos, é um
absurdo concluir que a fé depende do homem, se a salvação é pela graça e a
graça se manifesta pela fé.
Para
reforçar o raciocínio, indagamos: como o homem é salvo? pela graça! de quem
provém essa graça? de Deus! como essa graça se manifesta? pela fé! Logo,
impende concluir que a fé é o dom recebido em uma manifestação inequívoca da
graça de Deus para que o homem seja salvo. Se a salvação depende da fé, e a
salvação é dom de Deus, logo a fé só pode ser dom de Deus. Como se não
bastasse, o texto de Efésios sob exame nos fala claramente de um meio da graça,
isto é, a fé. Se a fé é o meio pelo qual a graça salvadora de Deus se
manifesta, e a graça é algo que não exige nada daquele a quem é oferecida (do
contrário não seria graça), logo a fé é dom da graça de Deus.
Nos capítulos 9 a 11 de Romanos, Paulo trata abertamente da doutrina da eleição pela graça. Na soteriologia, estudam-se as doutrinas da graça, dentre as quais se encontra a doutrina da eleição. Grande parte dessas doutrinas são extraídas dessas passagens da epístola paulina. Em Romanos 11: 5 e 6, lemos: "Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça. E se é pela graça, já não é pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça".
Nos capítulos 9 a 11 de Romanos, Paulo trata abertamente da doutrina da eleição pela graça. Na soteriologia, estudam-se as doutrinas da graça, dentre as quais se encontra a doutrina da eleição. Grande parte dessas doutrinas são extraídas dessas passagens da epístola paulina. Em Romanos 11: 5 e 6, lemos: "Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça. E se é pela graça, já não é pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça".
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CONTINUA...
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