Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de março de 2013

A FÉ É DOM DA GRAÇA - Parte 3


("Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não de obras, para que ninguém se glorie" - Efésios 2: 8 e 9)




A salvação pela graça

            No texto que serve de base à presente meditação, o pronome demonstrativo "isto" significa "esta coisa" e, obviamente, no contexto da passagem aludida refere-se à fé, que é o substantivo mais próximo. Se dissermos (como de fato queremos dizer) que a fé é dom de Deus estaremos formulando uma conclusão derivada de um raciocínio sintático, isto é, que está de acordo com as regras de sintaxe.
          Não obstante a clareza extraída dessa análise gramatical do texto, defendem os da "graça parcial" que o que não vem de nós é a salvação, sendo a fé a contribuição do homem no processo salvífico. Convém, contudo, observar que se a salvação é dom de Deus, por intermédio da graça, a qual se manifesta pela fé, não se pode concluir outra coisa senão que nada depende do homem. Adianta dizer que o que não vem de nós é a salvação, se admitimos que esta é dom de Deus? Ora, se a salvação é dom de Deus não depende de nós. Em outros termos, é um absurdo concluir que a fé depende do homem, se a salvação é pela graça e a graça se manifesta pela fé.
            Para reforçar o raciocínio, indagamos: como o homem é salvo? pela graça! de quem provém essa graça? de Deus! como essa graça se manifesta? pela fé! Logo, impende concluir que a fé é o dom recebido em uma manifestação inequívoca da graça de Deus para que o homem seja salvo. Se a salvação depende da fé, e a salvação é dom de Deus, logo a fé só pode ser dom de Deus. Como se não bastasse, o texto de Efésios sob exame nos fala claramente de um meio da graça, isto é, a fé. Se a fé é o meio pelo qual a graça salvadora de Deus se manifesta, e a graça é algo que não exige nada daquele a quem é oferecida (do contrário não seria graça), logo a fé é dom da graça de Deus.
            Nos capítulos 9 a 11 de Romanos, Paulo trata abertamente da doutrina da eleição pela graça. Na soteriologia, estudam-se as doutrinas da graça, dentre as quais se encontra a doutrina da eleição. Grande parte dessas doutrinas são extraídas dessas passagens da epístola paulina. Em Romanos 11: 5 e 6, lemos: "Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça. E se é pela graça, já não é pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça"


__________
CONTINUA...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!