Total de visualizações de página

sábado, 24 de novembro de 2012

RESPONSÁVEL OU RESPONSIVO? - Parte 1



"Porei dentro em vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis" (Ezequiel 36:27)
         

       “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”, é um pensamento muito interessante cujo autor desconhecemos, infelizmente.
         A proposta da indagação que intitula a presente meditação foi em razão de que, por uma análise sistemática das Escrituras, temos concluído que nenhum homem natural (morto em delitos e pecados) pode cumprir a Lei de Deus e os chamados imperativos da vida cristã. O homem espiritual, por outro lado, também não detém capacidade para tanto. Quem o capacita é Deus, que se tornou a sua vida. É ousada e talvez polêmica a conclusão, mas preferimos dar a Deus o que lhe pertence.
         A conclusão a que chegamos parte de uma sincera análise da diferenciação dos termos "responsável" e "responsivo". Sob o ponto de vista da graça, Aquele que Deus resolve regenerar em Cristo passa de responsável a responsivo. Responsável, porque antes havia uma responsabilidade por seus atos e por suas obras, pelos quais deverão ser julgados todos os que não crêem, com lei ou sem lei (Romanos 2: 12 a 16 e Apocalipse 20: 11 a 13). Responsivo, porque uma vez regenerado e selado pelo Espírito Santo para o dia da redenção (Efésios 1: 13 e 14), é o próprio Espírito Santo que passa a ser responsável por aquele (o regenerado), o qual se torna sensível e responde a esse mesmo Espírito. A promessa feita por Deus de uma nova aliança com o Seu povo, não por lei, mas pelo Espírito, foi para que por intermédio dessa Pessoa, e por causa da presença dEla no espírito regenerado de Seu povo, este mesmo povo pudesse atentar para a Lei Divina na mente e no coração: "Esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor. Porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo" (Hebreus 8:10); "O Espírito Santo também no-lo testifica. Primeiro diz: Esta é a aliança que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seu entendimento. Então acrescenta: E jamais me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades. Ora, onde há remissão destes, não há mais oferta pelo pecado" (Hebreus 10: 15 a 18); "Pois eu vos tirarei dentre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra. Então espargirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-vos-ei um novo coração, e porei dentro em vós um espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Porei dentro em vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis" (Ezequiel 36: 24 a 27).
(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!