Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ÁRVORES E FRUTOS - Parte 1


("O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada no fogo" – Mateus 3:10 NVI)

         Árvores e frutos relacionam-se como fonte e produto. O fruto é produto que depende da fonte, que é sua árvore originária. Em decorrência, conforme disse Jesus, "não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons" (Mateus 7:18). No contexto do versículo citado, a figura foi utilizada em relação aos falsos profetas, sobre os quais advertiu o Filho de Deus para que estivéssemos atentos, pois são lobos devoradores com vestes de cordeiro (Mateus 7:15). Trata-se, entretanto, de figura que ilustra também a natureza do homem. Os falsos profetas são árvores más; qualquer ser humano, em sua natureza original, também o é. Por isso mesmo Jesus declarou: "Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má e o seu fruto mau, pois pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis dizer coisas boas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda palavra frívola que os homens proferirem hão de dar conta no dia do juízo. Pois pelas tuas palavras serás justificado e pelas tuas palavras serás condenado" (Mateus 12: 33 a 37).

         Tiago indagou: "Meus irmãos, acaso pode uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Tão pouco pode uma fonte de água salgada dar água doce" (Tiago 3:12). Isso ele disse referindo-se à impossibilidade de proceder da mesma boca benção e maldição (versículo 10), pois de uma mesma fonte não podem jorrar ao mesmo tempo água doce e salgada (versículo 11).
         Fonte e produto é o princípio aí destacado, que se encontra igualmente presente na figura das árvores e dos frutos. Convém, por minha conta e risco, indagar: Que tipo de árvore você é? Que fruto você está produzindo? Não se engane com a aparência, pois Deus conhece o seu interior, o seu íntimo, e Ele não se deixa escarnecer, pois "tudo o que o homem semear isso também ceifará" (Gálatas 6:7). Podemos enganar a todos ao nosso redor, inclusive a nós mesmos, mas Deus vê todas as coisas e conhece o nosso pensamento e a intenção do nosso coração. Jeremias chegou a exclamar: "O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa, e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?". A resposta: "Eu sou o Senhor que sonda o coração e examino a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras" (Jeremias 17: 9 e 10 - NVI).

(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!