Total de visualizações de página

domingo, 25 de novembro de 2012

RESPONSÁVEL OU RESPONSIVO? - Parte 2


         É interessante notar que é o próprio Deus quem faz todas essas coisas. Ele é o ser ativo, e nós os seres passivos de Sua ação. Ele retira o velho e estabelece o novo, e ainda dispõe desse novo de maneira que andemos segundo o Seu querer. Devemos atentar para o fato de que o regenerado não anda nos estatutos, nem guarda e observa os juízos de Deus porque ele tenha capacidade, em si mesmo, para tanto, mas sim por causa do Espírito Santo que o instiga e o capacita. Nem a capacidade de pensar é nossa, mas vem de Deus, que nos dá de graça a mente de Cristo: "Não que sejamos capazes, por nós mesmos, de pensar alguma coisa, como se partisse de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus. Ele nos fez também capazes de ser ministro de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica" (II Coríntios 3: 5 e 6).
         Quando analisamos os atos de justiça dos santos, devemos atentar não para aquele que os pratica, mas para quem tornou possível que aqueles atos fossem praticados, por causa da justiça de Cristo a ele imputada pelo Espírito. Se eu olho para o exterior de um santo, eu vejo atos de obediência sendo praticados, ou atos de desobediência deixando de ser praticados. Se eu olho para o seu interior, eu vejo o Espírito Santo como o agente responsável tanto por uma coisa quanto por outra. E, nesse aspecto, não importa as ações e omissões de quem tem o Espírito, mas sim o que o Espírito tem produzido no interior daquela pessoa, no escopo de gerar a conformidade à imagem de Cristo (cf. Romanos 8:29). Não é possível, ademais, discernir o regenerado, o que ele faz ou deixa de fazer, porque quem está no comando é o Espírito Santo, que, assim como ao vento, ninguém vê: "Mas o que é espiritual discerne bem a tudo, e ele de ninguém é discernido" (I Coríntios 2:15); "O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é todo aquele que é nascido do Espírito" (João 3:5).
         Por tudo isso, quando me deparo com imperativos da vida cristã, clamo a Deus que por Sua graça e misericórdia me leve a entender e a por em prática aquilo que a Palavra requer de mim. Só o Espírito Santo que habita em mim e em todos os regenerados é capaz de levar a efeito a obra que Deus tem para realizar em e através de Seus eleitos. Portanto, se começamos pelo Espírito, devemos continuar pelo Espírito, porque jamais conseguiremos qualquer crescimento ou aperfeiçoamento pelo esforço da carne, como se houvesse alguma possibilidade de realizarmos a vontade ou a obra de Deus em nossas vidas por conta própria: "Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?" (Gálatas 3:3).
         Que Deus, em Sua infinita graça e misericórdia, renove nosso entendimento, para que jamais nos deixemos levar pelo engano de confiar na carne, mas que possamos depender inteiramente da Sua provisão e do poder do Espírito Santo, que tem competência para regenerar, santificar, glorificar, consolar, revelar a Verdade, e ainda por cima interceder em nosso favor com gemidos inexprimíveis.

         SOLI DEO GLORIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!