Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ÚLTIMOS QUE SÃO PRIMEIROS - Parte 6


O Dia do Descanso


          Mais uma figura de "último" que passou a ser "primeiro" podemos identificar no chamado "dia do descanso". No sétimo dia Deus descansou de toda a Sua obra: "No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou" (Gênesis 2:2). Ordenou também Deus, como uma figura da obra que realizaria em Cristo, que o Seu povo reservasse um dia para descansar, a saber, o sábado, o último dia da semana. Cristo é o Senhor do sábado, e isso Ele deixou bem claro em Seus ensinamentos, porque só nEle encontramos o verdadeiro descanso. Assim, o sábado havia sido criado por causa do homem, e não o homem por causa do sábado (Marcos 2: 27 e 28). Bem por isso, Deus reservou um "descanso sabático" para o Seu povo, como figura do descanso que seria possível obter em Cristo.
            A obra de criação do mundo no Éden consumou-se com a formação do homem. A obra que Deus realizaria em Cristo, consumou-se com Sua morte e ressurreição: "Tendo-o provado, Jesus disse: "Está consumado!" Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito" (João 19:30). O Espírito de Deus foi o responsável pela ressurreição de Cristo, e também é o responsável por nossa ressurreição em Cristo, por nossa vivificação juntamente com Ele (Efésios 2: 4 a 7). O dia da ressurreição, portanto, é que efetivamente representa o "dia do descanso". Somente em Cristo, mortos para o pecado e vivos para Deus nEle, é que encontramos o verdadeiro descanso: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mateus 11: 28 a 30); ""Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante". Diz o Espírito: "Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras o seguirão"" (Apocalipse 14:13).
            A partir da ressurreição e por causa dela, o "dia do descanso", que antes era o último dia da semana, passou a ser o primeiro, isto é, o domingo. Esta a razão pela qual a igreja primitiva passou a reunir-se no domingo. Em Cristo nós entramos no verdadeiro descanso, quando Cristo passa a ser a nossa vida; nosso fardo foi carregado nEle, e nós passamos passamos a carregar o Seu fardo leve, e a viver sob o Seu jugo suave. No domingo, portanto, celebramos o descanso que Cristo conquistou para nós, e que nós conquistamos nEle, mediante a fé que nos foi outorgada pela ação da Palavra e do Espírito.
  

Conclusão

            Não há qualquer expressão sem sentido nas palavras, nos ensinamentos de Jesus. Aquela que para mim era uma das mais intrigantes passou a ser uma das mais importantes, desde que me foi revelada a sua extensão e profundidade. Possivelmente ainda há muito o que se extrair da verdade de que "últimos" são e serão "primeiros". Para mim, é suficiente saber que Deus me fez participante do Seu Reino, tendo-me assentado nas regiões celestiais em Cristo, transportando-me do reino das trevas para o Reino do Filho do Seu amor.

"Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último. Sou Aquele que Vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre"; "Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver" (Apocalipse 1: 17 e 18; Apocalipse 2:8)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!