Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de julho de 2011

DEVER, PODER E QUERER - Parte 12

            É certo que a salvação do poder do pecado se desenvolve por graça, pela manifestação da vida de Cristo em nós, conforme já comentamos em outra oportunidade. Assim, nosso querer, embora regenerados, está sujeito à ação da graça divina. HORATIUS BONAR, em interessante artigo intitulado "A vontade de Deus e a vontade do homem" comenta que depois de regenerada, a vontade do homem ainda é uma seguidora, e não um guia. Muitas vezes relutamos em fazer a vontade de Deus, e isso falo por mim. São colocadas diante de nós várias situações cotidianas em que a Palavra de Deus nos vem claramente à mente, por manifestação do Espírito, revelando a vontade de Deus para cada situação específica, e ainda assim não manifestamos o desejo de realizá-la. Isso é possível? Sim, porque estamos sendo santificados na alma, na sede de nossa vontade. E a graça de Deus, o seu poder imenso transforma a nossa vontade segundo a vontade dEle, de maneira que o Seu propósito em nossa vida é levado a efeito nas circunstâncias mais triviais de nossa existência. Isso porque Deus disciplina àqueles que recebe como filhos.
CONCLUSÃO
            Vivemos tempos difíceis, em que os homens são arrogantes, presunçosos, amantes de si mesmos, mais amantes dos prazeres do que amantes de Deus. Qualquer doutrina que lhes imponham deveres inatingíveis e excluam o seu pretenso poder ou sua liberdade de escolha, o chamado "livre-arbítrio", é tida como heresia. Graças a Deus, a Sua soberania não muda, e a sã doutrina da graça nos revela que Deus é que é poderoso para realizar muito além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o Seu grande poder que em nós opera.
            Se devemos, mas não podemos nem queremos, peçamos a Deus que opere em nós o Seu querer e o Seu poder. Como disse M. ECKHART, "a alma deve ansiar por Deus a fim de se inflamar com o amor dele; mas, se ela ainda não puder sentir esse anseio, então deve ansiar pelo anseio. O anseio pelo anseio também vem de Deus".
            Os que já foram alcançados por esse amor não podem se esquecer de que "nós o amamos porque Ele nos amou primeiro" (I João 4:19). Sem Cristo nada podemos fazer. Em Cristo, podemos todas as coisas, porque Ele nos fortalece.
            Por fim, quero trazer uma meditação colhida do final do artigo último citado:
            "Por meio de uma simples manifestação de poder, Deus pode trazer de volta ao seu curso uma estrela perdida e permanecer inalterado diante da interferência das leis da natureza. Mas, como afirmam eles, estender Deus a sua mão e resgatar a vontade humana de seu caminho errado, para trazê-la de volta ao caminho de santidade, é um exercício injustificável de seu poder e uma usurpação da liberdade do homem! Que mundo! Neste mundo o homem segue todo o seu próprio caminho, e Deus não tem a permissão de interferir, exceto naquilo que o homem chama de legítimo! Que mundo! Neste mundo tudo se volta à vontade do homem, todos os acontecimentos do mundo ou na igreja são regulados, moldados, impulsionados somente pela vontade do homem. A vontade de Deus é algo secundário; seu papel é apenas contemplar os acontecimentos e seguir os passos da vontade humana. Neste mundo o homem deseja, e Deus tem de dizer: Amém!
            Em toda esta absoluta oposição à vontade de Deus, vemos a vontade própria dos últimos dias manifestando-se a si mesma. No princípio, o homem quis ser um deus e continua a lutar por isso nos últimos dias. Ele está decidido a fazer que sua vontade tome a precedência que pertence à vontade de Deus. No último anticristo esta vontade própria será sumariada e revelada. Ele é o rei que fará "de acordo com sua vontade". E na atual controvérsia do "livre-arbítrio", vemos demonstrado esse mesmo espírito. O anticristo está nos falando, exortando-nos à independência orgulhosa. A vontade própria é a essência da religião anticristã. É a raiz de amargura que hoje brota em muitas igrejas. Ela não procede do alto e sim de baixo; é terrena, animal e diabólica".
            Que o Deus de misericórdia, o Pai das luzes, o Deus de toda a graça, nos livre de querermos viver de acordo com a nossa própria vontade. Antes, que Ele nos conceda a graça de realizarmos a Sua vontade no tempo que nos resta de existência. Ele é fiel, e fará isso! Desenvolvamos, pois, nossa salvação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!