Total de visualizações de página

domingo, 21 de julho de 2013

POBREZA, NUDEZ E CEGUEIRA DA IGREJA DOS ÚLTIMOS TEMPOS - Parte 3

"Dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta. Mas não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, para ungires os teus olhos, a fim de que vejas" (Apocalipse 3: 17 e 18)



Vestes Brancas

             As vestes brancas representadas pelo Cordeiro de Deus, o Cristo, são as únicas capazes de cobrir a vergonha da nudez espiritual do homem caído, depravado, escravizado e condenado pelo pecado. Quando se fala em vestes, no sentido espiritual, devemos sempre pensar em justiça: "As suas teias não prestam para vestes; não se podem cobrir com as suas obras. As suas obras são obras de iniqüidade, obra de violência há nas suas mãos" (Isaías 59:6); "Todos nós somos como o imundo, e todos os nossos atos de justiça como trapo de imundícia; todos nós caímos como a folha, e os nossos pecados como um vento nos arrebatam" (Isaías 64:6); "Eu me regozijo muito no Senhor; a minha alma se alegra no meu Deus. Pois ele me cobriu com vestes de salvação, e me envolveu com o manto de retidão" (Isaías 61:10-a); "Ora, Josué, vestido de trajes sujos, estava diante do anjo. Então falando este, ordenou aos que estavam diante dele: Tirai-lhe estes trajes sujos. E a Josué disse: Vê, tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de trajes finos" (Zacarias 3: 3 e 4); "Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (II Coríntios 5:21).
            O primeiro exemplar da raça humana, Adão, cometeu um ato de injustiça, de desobediência, e introduziu o pecado (natureza pecaminosa) no mundo. Para justificar-se, e tentar esconder a vergonha da sua nudez, o seu próprio pecado, ele mesmo preparou um avental com folhas de figueira (Gênesis 3:7). Obviamente, a vestimenta não agradou a Deus, nem foi adequada para o fim colimado. A justiça de Deus só pode ser cumprida em Cristo, e este crucificado. Por essa razão, Deus providenciou vestimenta de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu (Gênesis 3:21). A figura aponta para o sacrifício do próprio Filho de Deus, para as vestes de justiça de Cristo em nós. O único meio de o homem ser justificado do pecado é por meio da morte compartilhada com Cristo, mediante o batismo (inclusão) na morte: "Pois sabemos isto, que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado; porque aquele que está morto está justificado do pecado" (Romanos 6: 6 e 7). Isso porque nossos trajes são completamente impróprios; nossos atos de justiça são equiparados a panos sujos de menstruação (em termos modernos, absorvente íntimo usado), de maneira que é realmente vergonhosa a situação de quem busca se aproximar do único Deus, o Todo-Poderoso, que é santo, incorruptível e justo, com base em seus próprios méritos, em seu próprio conceito de justiça, ou em sua justiça própria.
__________
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!