Total de visualizações de página

sábado, 20 de julho de 2013

POBREZA, NUDEZ E CEGUEIRA DA IGREJA DOS ÚLTIMOS TEMPOS - Parte 2


"Dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta. Mas não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, para ungires os teus olhos, a fim de que vejas" (Apocalipse 3: 17 e 18)



            A verdadeira riqueza decorre da presença do Divino em nós, bem como da obra que Deus realiza em quem adota como filho por meio da fé: "A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou" (João 6:29). O ouro representa Deus, Sua natureza, e Sua obra. O ouro refinado pelo fogo simboliza a fé. Sem fé é impossível agradar a Deus, e nesse caso, como em todos os demais, nós recebemos dEle para que possamos agradá-lO: "Toda essa riqueza que ofertamos para construir um templo em honra ao teu santo nome vem das tuas mãos, e toda ela pertence a ti" (I Crônicas 29:16). Imagino a cena de um filho pedindo um valor significativo de dinheiro ao seu pai, e com aquele montante adquire um maravilhoso presente para agradá-lo. Assim é no tema da fé. Somos agraciados por Deus para crer, e mediante essa fé somos salvos, santificados, e podemos agradar Àquele que no-la deu. Só cremos porque Deus graciosamente nos leva a crer, e através dessa fé podemos viver a vida que Lhe agrada: "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam" (Hebreus 11:6). Sendo a fé a certeza das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem, em matéria espiritual nada pode ser realizado em nós sem ela. Se Deus é Espírito (e sabemos que de fato o é), e se os mundos foram criados e permanecem até hoje sustentados pelo poder de Sua Palavra, nossa tarefa (da qual não nos desincumbimos por conta própria) é crer nAquele que não pode ser visto, bem como no poder, na veracidade, e na confiabilidade de Sua Palavra e de Sua pessoa.
            Pelo poder de Deus, nós (os que cremos) também somos sustentados mediante a fé, nos diz o apóstolo Pedro. Assim, Deus nos dá fé para começarmos a crer, e nos sustenta pelo Seu poder que se revela nessa mesma fé. Por isso, a riqueza desse dom deve ser manifestada através das provações, para que entendamos a importância e o valor que ele (o dom) tem perante Deus: "Essas provações são para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo" (I Pedro 1:7).
            O ouro é, destarte, a presença do Divino, do Deus eterno, criador e sustentador de todas as coisas. O que Ele realiza em nós, por meio da fé sempre provada é mais precioso do que o ouro que perece, porque esse ouro produzido em nós não perece, mas dura para sempre. A fé é a riqueza que a igreja dos últimos tempos (e em última análise toda a gente) precisa para que se considere verdadeiramente rica. Todas as outras espécies de riqueza (bens, dinheiro, saúde, talentos pessoais, inteligência, prestígio...), quando desassociadas da fé, são falsas, insignificantes, passageiras.
__________
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!