Total de visualizações de página

sábado, 25 de maio de 2013

DE INSACIÁVEIS A INSATISFEITOS - Parte 4

-->
            Ninguém pode ser legitimamente filho de Deus sem morrer para o pecado em Cristo. Só assim podemos estar vivos para Deus. Nossa posição deixa de estar no "eu" e passa a estar em Cristo. Por isso, Paulo se gloriava na cruz de Cristo, onde o seu "eu" já estava crucificado (ele cria nisso), e a vida, o viver na carne, era um viver de fé pela suficiência da vida de Cristo. Isso implica vitória sobre o pecado? Sim! Libertação do pecado? Sim! Contudo, arrisco dizer que implica, antes de qualquer coisa, sentimento de insatisfação com o pecado. Essa é a característica primeira (e muitas vezes não manifesta exteriormente) daquele que foi feito nova criatura em Cristo, não se podendo olvidar que é uma característica pela qual começamos e com a qual terminaremos a carreira que nos está proposta.
            A insatisfação com o pecado é obra de Deus por Seu Espírito vivificante. É o prenúncio de mudanças, mas também o sintoma delas. Pedro, escrevendo aos eleitos de Deus, regenerados para uma viva esperança pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, exorta: "Como filhos obedientes, não vos conformeis com as concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância" (I Pedro 1:14). A conclamação a um viver santo só pode ser feita a quem já foi regenerado. Ofereça um prato de frutas frescas a um abutre, e ele sequer saberá do que se trata. Agora, se ele for feito uma nova criatura, se ele, de abutre, passar a ser canário, certamente mudará seus hábitos alimentares e aceitará de bom grado a sua oferta. Quando passamos das trevas para a luz, da ignorância para o conhecimento da verdade, da natureza de pecado para a natureza divina, passamos da insatisfação no pecado para a insatisfação com o pecado. Quando, pela fé, nos consideramos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo, passamos a abominar as manifestações pecaminosas em nossa experiência e na experiência dos outros. Crucificados para o mundo, desejaremos nunca mais tomar a sua forma. Não apenas não nos conformamos, mas também não nos satisfazemos com a forma, a aparência, a imagem, a filosofia, as religiões, os ídolos, as paixões e concupiscências deste mundo.
            Não sentimos assim por sermos bons, ou melhores que os outros. Sentimos isso porque fomos feitos novas criaturas em Cristo, de maneira que a glória não pode ser nossa, mas apenas dEle. Os fracassos dos regenerados são a mola propulsora para a exaltação dAquele cuja a graça é não apenas a razão de nossa existência, mas a nossa própria identificação: "Pela graça, sou o que sou". Glória a Deus, porque, como Paulo, sinto que Cristo será sempre glorificado em minha humilhação, de sorte que posso gloriar-me em minhas fraquezas por causa da suficiência dEle em mim (o que para a mente humana pode parecer loucura). Uma vez regenerados, passamos a conhecer as pessoas não mais sob a ótica humana, por isso entendemos as declarações dos regenerados como manifestação da graça, inclusive o "miserável homem que sou" e o "principal dos pecadores" de Paulo. Quanto mais nos conhecemos, mais nos abominamos e mais glorificamos Aquele que é digno de toda a glória.
__________
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!