Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ÚLTIMOS QUE SÃO PRIMEIROS - Parte 2


A Lei e a Graça

            A questão de judeus (os que vivem sob a lei) e gentios (os que vivem sem lei) dá lugar à dicotomia "lei e graça". Ambas provêm de Deus, mas não podem coexistir. A graça nos é dada em Cristo, o qual representa o fim da Lei: "Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça. Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo" (João 1: 16 e 17); "Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo" (Hebreus 1: 1 e 2); "Nós, judeus de nascimento e não 'gentios pecadores', sabemos que ninguém é justificado pela prática da Lei, mas mediante a fé em Cristo Jesus. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado" (Gálatas 2: 15 e 16); "Então a Lei opõe-se às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder vida, certamente a justiça viria da lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem. Antes que viesse essa fé, estávamos sob a custódia da Lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada. Assim, a Lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor" (Gálatas 3: 21 a 25). Quem veio primeiro, a lei ou a graça? A Lei, certamente. E onde acaba a Lei? Em Cristo, o "unigênito vindo do Pai cheio de graça e de verdade" (João 1:14). Se alguém está em Cristo é nova criatura (II Coríntios 5:17). A graça é Ele mesmo, e a fé que nos justifica está nEle, que afinal é o autor e consumador da fé, conforme lemos em Hebreus 12:2. A Lei foi o tutor até Cristo. Mas vindo Cristo na plenitude dos tempos derramar "graça sobre graça", foi-nos outorgada a fé que nos justifica, tornando a lei arcaica. Moisés, a Lei e os profetas foram os "primeiros" que se tornaram "últimos" em face da presença de Cristo na vida daqueles em quem, por graça, o Espírito Santo, o Espírito de Cristo, faz morada, substituindo o princípio da lei pelo princípio da graça; a lei do pecado e da morte pela lei do Espírito de vida. Tendo chegado a fé, já não estamos sob o controle do tutor, isto é, da Lei. Alguns perguntariam: Então podemos pecar e fazer tudo o que for contrário à Lei? A dúvida assola a humanidade desde os primórdios da cristandade, mas Paulo já colocara bem a resposta: "De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?" (Romanos 6: 1 a 3).

            A Lei dada a Moisés, que tantos acréscimos de homens sofreu, tornou-se, portanto, inócua na presença da graça. Cristo é o cumprimento da Lei. Os judeus, e todos quantos na atualidade estribam-se no cumprimento da Lei, buscando justificar-se por intermédio dela, estão sendo preteridos por aqueles que em Cristo estão sendo agraciados com o Reino de Deus (João 3: 3 e 5). Estes estão sendo regenerados por graça, de acordo com a vontade de Deus, para que o propósito de Deus conforme a eleição permaneça firme (Romanos 9:11).

            Logo, a Lei é um "primeiro" que passou a ser "último"; e a graça um "último" que passou a ser "primeiro". Por conseguinte, os gentios que estão sendo chamados por último estão entrando primeiro no Reino de Deus. Isto até que chegue a "plenitude dos gentios", conforme bem explica o apóstolo Paulo nos versículos 25 a 32 de Romanos 11. O próprio Jesus deixou transparecer em suas parábolas e em Seus ensinamentos que a lei precedeu à graça na linha do tempo, como também que a graça precede à lei no propósito eterno de Deus. 
__________
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!