Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

ÚLTIMOS QUE SÃO PRIMEIROS - Parte 4


Adão e Cristo
             
          Adão foi o primeiro representante da raça humana. Cristo, o último representante da raça adâmica. Adão era "um tipo daquele que haveria de vir" (Romanos 5:14). Por Adão entrou o pecado no mundo. Por Cristo Jesus, a dádiva, a graça que "decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação" (Romanos 5:16).       

           Adão foi formado da terra; ele era feitura de Deus. Sob esse prisma, Deus não criou Adão, mas o transformou de uma mistura de pó e vento (sopro nas narinas). O homem é "pó em pé". O primeiro Adão tornou-se alma vivente. O último Adão, Espírito vivificante (I Coríntios 15:45). Adão foi o primeiro homem, formado do pó da terra. Cristo, o segundo homem, gerado dos céus, do Espírito Santo (I Coríntios 15:47).
            Portanto, mais um exemplo de "último" que se tornou "primeiro" é Cristo. Como Jesus Cristo, isto é, como o Deus-homem que veio e morreu em carne, Ele foi o último representante da raça adâmica (a qual foi destruída na cruz). Como Cristo Jesus, o primeiro representante de uma nova raça, uma nova geração, criada à Sua semelhança. Cristo é o primogênito dentre os mortos precisamente porque a partir de Sua ressurreição, e através dela, muitos outros filhos de Deus seriam igualmente gerados da morte, mediante a fé que haveria de se manifestar, e que se tem manifestado. Cristo Jesus foi o primeiro que ressuscitou, e nós temos crido que ressuscitamos juntamente com Ele, e temos nos tornado co-herdeiros do Reino dos Céus: "Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele. Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus. Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus" (Romanos 6: 6 a 11); "Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurai as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus" (Colossenses 3:1)
            Jesus Cristo foi crucificado, e com Ele a natureza da raça adâmica. Cristo Jesus foi ressurreto, e nós juntamente com Ele para uma nova vida guiada pelo mesmo Espírito que O ressuscitou dentre os mortos e que em nós fez morada, e de nós fez santuário de Deus: "Vocês não sabem que são santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado" (I Coríntios 3: 16 e 17).
__________
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!