Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de junho de 2013

O DEUS QUE VIVIFICA OS MORTOS - Parte 4


            O espírito morto do homem não pode conviver com o Espírito Santo. Isto significa que o homem não pode ser morto e vivo ao mesmo tempo (lembrando: “não se põe remendo novo em pano velho, nem vinho novo em odres velhos). Assim, o espírito morto tem de ser destruído, o que foi realizado na cruz do calvário. Cristo atraiu o espírito morto do homem na cruz, destruio-o, e formou um novo espírito na Sua ressurreição. O Espírito que ressuscitou a Cristo dentre os mortos deu vida a esse espírito antes morto, de sorte que podemos dizer que morremos com Cristo e ressuscitamos com Ele, isto é, meu espírito antes morto em Adão foi sepultado em Cristo para adquirir vida: a vida de Cristo. E isso tudo foi obra lá do calvário, obra da graça do Deus que faz todas as coisas segundo o conselho da Sua vontade. Jesus deixou claro que o que se semeia não nasce se primeiro não morrer. A semente só germina depois que morre. Assim, não há novo nascimento sem morte. Para que o homem natural nasça do Espírito e da Palavra, o seu espírito precisa morrer para a própria morte que lhe era característica. E é a própria Palavra que se manifesta trazendo-nos o conhecimento de que o nosso velho homem foi com Cristo crucificado para que não sirvamos mais ao pecado como escravos. O Espírito age em uma relação simbiótica com a Palavra, dando-nos a experiência, fazendo-nos considerar que, pela obra do calvário, já estamos mortos para o pecado, mas vivos para Deus EM Cristo Jesus (Romanos 6: 6 e 11). Aquele que está EM Cristo é nova criatura (II Coríntios 5:17). Como sabemos que estamos EM Cristo e Ele em nós? Pelo Espírito Santo que nos foi dado (I João 4:13).
            Ouso indagar: você já tem o Espírito de Cristo, o Espírito Santo em você? Você já nasceu de novo; o seu espírito já foi regenerado? Você é túmulo de seu espírito morto, ou santuário do Espírito Santo? Cristo é a sua vida? Quem vive: o "eu" ou Cristo? Você já foi crucificado com Cristo? Em verdade, seu espírito morto já foi unido com Ele em Sua morte e ressuscitado em novidade de vida na Sua ressurreição. Mas você crê nisso? Se não crê, é porque ainda não nasceu de novo. Se não nasceu de novo, permanece morto. Pior do que ser um morto espiritual agora, é ser um morto espiritual eternamente. Você quer passar a eternidade gozando da vida, que é Cristo, ou amargando a morte de Sua ausência, isto é, a separação eterna de Deus?
            Clame pelo novo nascimento, sem o qual você nem verá nem entrará no Reino de Deus. Peça misericórdia, se ainda não a alcançou, porque Deus já estabeleceu um dia em que há de julgar a humanidade, e o julgamento que pesa sobre o pecador é morte. Você quer morrer para o pecado, e viver para Deus, ou prefere continuar eternamente morto em pecado? Pela Palavra aqui anunciada o mesmo Espírito que ressuscitou a Lázaro de entre os mortos (uma figura da obra que seria realizada no calvário), está dizendo: "DESPERTA, Ó TU QUE DORMES; LEVANTA-TE DENTRE OS MORTOS E CRISTO RESPLANDECERÁ SOBRE TI" (Efésios 5:14). A quem for dado "ouvidos para ouvir", ouça! A quem for dado "olhos para ver", creia! A mim, só me resta clamar: dá vida, ó Pai, a todos os mortos espirituais que tiverem a oportunidade de ler essa Palavra!.
________//_________




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!