Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de junho de 2013

O DEUS QUE VIVIFICA OS MORTOS - Parte 3



            Todos nós morremos em Adão. O pecado entrou no mundo por ele, e por ele mesmo foi transmitido a todos os homens: Romanos 3: 23; Romanos 5: 12 a 14; Romanos 6:23. O homem natural, portanto, está morto em pecado, ou por causa do pecado, à semelhança de seu ancestral mais remoto. O espírito humano não dá sinal de vida. Ele só tem, na verdade, a existência. Vida, em essência, ele não tem. A alma vive, e o fôlego anímico com o qual é gerado o homem é que o mantém vivo. Ele é alma vivente, assim como Adão, e o seu espírito está morto, assim como o de Adão depois da queda.
            J. C. RYLE, a propósito, escreveu: "Só vive quem vive para Deus. Os demais estão todos mortos. Isso explica por que o pecado não é sentido, os sermões não são cridos, os bons conselhos não são seguidos, o Evangelho não é abraçado, o mundo não é abandonado, a cruz não é tomada, a vontade própria não é mortificada, maus hábitos não são deixados, a Bíblia é raramente lida e os joelhos jamais se dobram em oração. Por que vemos isso por todos os lados? A resposta é simples - os homens estão mortos. Todos os que professam ser cristãos devem examinar-se e averiguar qual a sua situação. Os mortos não estão apenas nos cemitérios; há mortos demais dentro de nossas igrejas, próximos dos nossos púlpitos, sentados nos bancos de nossas igrejas. A terra está como o vale da visão de Ezequiel, "cheio de ossos secos" (Ez. 37.2). Há almas mortas nas nossas igrejas e em todas as nossas ruas. Quase não existem famílias em que todos vivam para Deus, quase não há casa em que não exista algum morto. Vamos olhar para os nossos lares! Vamos examinar nossas próprias vidas. Estamos vivos ou mortos?" ("Vivo ou Morto?", Ed. Fiel, p. 4/5).
             Jesus deixa clara a idéia de que o homem natural é um morto espiritual, ao declarar: "Deixai os mortos enterrarem seus mortos" (Mateus 8: 21 e 22; Lucas 9: 59 e 60). Paulo constantemente retratava o homem natural, aquele que ainda não foi regenerado, como um morto: Efésios 2: 1 a 5. O que significa estar morto? morte significa "separação". O espírito do homem, cuja vida foi dada pelo próprio Deus, e que o permitia ter relacionamento com Deus, participar da realidade espiritual e estar em Sua presença, agora, depois que Adão pecou, está morto, destituído da glória de Deus e privado de Seu relacionamento. Se a morte física, a morte do corpo, é a separação do "mundo dos viventes", a morte espiritual é a separação do mundo espiritual, da glória de Deus.
            Como esse espírito morto pode obter vida? Só através do novo nascimento: "O que é nascido da carne, é carne; o que é nascido do Espírito, é espírito" (João 3:6). Note-se que o novo nascimento é um nascimento da Palavra e do Espírito (João 3:5 - "água" é um tipo da Palavra de Deus. Isso fica bem claro nos seguintes textos: Efésios 5: 25 e 26; Tito 3: 5 e 6 (Cristo é a Palavra; Palavra e Espírito são parceiros na vivificação do ser morto, conforme lemos no texto de Ezequiel 37); I Coríntios 6:11; João 4: 13 e 14 (a "água viva" é a Palavra de Deus. A Palavra se torna em nós uma fonte abundante da própria Palavra). Cristo é revelado na Palavra como a própria vida. Ele disse: "Eu sou a ressurreição e a vida Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente" (João 11:25). Em outra passagem: "Eu sou o caminho a verdade e a vida" (João 14:6). Em João 6: 63, Ele testifica: "O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida". Quem é a Palavra? Cristo. Quem enviou a Palavra? Deus. Quem envia o Espírito? Deus. O que o Espírito faz? dá a vida de Cristo, e passa a revelar Cristo na vida do regenerado, que de sepultura de um espírito morto, passa a ser santuário do Espírito Santo. A vida de Cristo é mantida em nós pelo Espírito de Cristo. O Espírito Santo tem, pois, papel imprescindível na regeneração e na santificação. Somos santificados pela verdade, que é a Palavra de Deus; o próprio Cristo. Cristo é a Palavra, a Verdade, e a Vida eterna. Sem a vida de Cristo, portanto, o que resta é a morte eterna. Como vimos no início desta meditação, a morte eterna é conseqüência da ausência da vida eterna, que é Cristo.
__________
CONTINUA...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!