Total de visualizações de página

sábado, 15 de junho de 2013

O DEUS QUE VIVIFICA OS MORTOS - Parte 2



            O ser humano não consegue criar nada. ANTOINE LAVOISIER, o filósofo, químico e matemático, foi feliz e sincero ao concluir: "No universo, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Entre os operadores do Direito, esse postulado é parafraseado ironicamente assim: "Em Direito, nada se cria, nada se perde, tudo se copia". Os mais "experimentados" dizem (com toda a razão) que a "cópia" é a 6a. fonte do Direito. Em obséquio à sinceridade, é inevitável concluir que o homem nada pode criar; ele só consegue transformar. Deus é o único que consegue criar do nada; e o que é mais espantoso: criar simplesmente pela Palavra. Como está escrito em Ezequiel: "Eu falei, e fiz".
            No Gênesis, não foi diferente. Verifiquemos o primeiro capítulo do primeiro livro da Bíblia, e descobriremos que o mundo inteiro foi criado tão somente pela ordem divina: Gênesis 1:3 - "Disse Deus: "Haja Luz". E houve luz". Nos versículos seguintes, até o versículo 25, verifica-se que tudo foi criado simplesmente pela Palavra. "Disse Deus" é a frase que aparece em todos os versículos que falam da criação do mundo. Quando chegou no homem, "Disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança" (versículo 26-a). No versículo 27, a Palavra revela que o homem foi "criado" apenas à imagem de Deus. Cabe indagar: 1o.) Se criar é formar do nada, o homem foi criado? A rigor, não. No texto que lemos inicialmente, observa-se que o Senhor Deus formou o homem do pó da terra. Então, a primeira conclusão a que chegamos é que o "homem vermelho", Adão, foi inicialmente formado. Como já dissemos alhures, Deus cria e sustenta todas as coisas pelo poder de Sua Palavra. 2°.) Adão foi criado pela Palavra? Não! Deus levantou o molde do pó, e depois soprou nas narinas daquele molde humano o fôlego "das vidas" (esse é o sentido do original em hebraico). Deus soprou o fôlego não apenas da alma humana, mas também do espírito. O homem obteve ali a alma (grego "psiqué") e espírito (grego "zoé). O homem é "pó alevantado", é "pó em pé". O pó recebeu o fôlego anímico da alma e a vida do seu espírito em uma única soprada divina. Passou então a ser alma vivente, ou ser vivente.
            Convém lembrar que a Palavra de Deus revela o homem como um ser tricotômico, o que implica dizer ser ele dotado de 3 partes: CORPO, ALMA E ESPÍRITO. As ciências que estudam o ser humano, tais como antropologia, psicologia, medicina, biologia, e também a teologia, que estuda as doutrinas da divindade à luz da razão humana, todas elas não consideram essa tripartição do ser humano. Todavia, a Palavra de Deus revela que o homem é assim composto, como se pode ver em Hebreus  4:12 e I Tessalonicenses 5: 23 e 24. Quando Deus formou Adão do pó, deu-lhe, no ato de soprar em suas narinas, não apenas a vida da alma, mas a vida do espírito. O homem tem espírito? tem. Leia-se I Coríntios 2: 11 a 12. Outra evidência que o homem tem alma e espírito, é que Deus disse, em Gênesis 2: 16 e 17, que se Adão comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal ele morreria. Que morte seria essa? do corpo? Ora, se fosse do corpo, Adão teria sido fulminado instantaneamente, e não teria vivido 930 anos. Quem morreu, então? O espírito do homem morreu. Adão passou a ser um cemitério espiritual. Carregava dentro de si um espírito morto. Seu corpo e sua alma passaram a ser um jazigo de seu espírito abatido pelo pecado. Essa sua natureza de morto espiritual, escravo do pecado que passou a ser parte de sua constituição, ele transmitiu aos seus descendentes. Gênesis 5:3 diz que Sete foi gerado à imagem e semelhança de Adão. Não apenas Sete, mas Caim e Abel da mesma maneira. É que em Sete foi chamada a descendência de Adão, eis porque apenas ele foi mencionado. 
__________
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, questionar, criticar, sinta-se à vontade!